MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sábado, 6 de agosto de 2011

SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA COLETA DE LIXO

Barcelona - exemplo de coleta de lixo
Construído especialmente para os jogos olímpicos de 1992, o sistema subterrâneo de coleta de lixo de Barcelona é um exemplo de eficiência.

Em Barcelona, você não vai encontrar montes de lixo em frente aos domicílios esperando pelo caminhão da coleta, aliás também não há caminhões de coleta, nem lixo espalhado pelo chão. A cidade é limpa porque é eficiente e inovador o seu sistema de coleta de lixo.
Escotilhas substituem as arcaicas lixeiras, onde as pessoas depositam seu lixo. Um sistema de tubulação subterrânea encaminha esse lixo até um container, que depois de cheio é transportado para uma central de triagem, onde são separados o lixo orgânico do reciclável. O orgânico vira combustível que gera energia e o material reciclável segue para as indústrias de reciclagem.

O sistema de tubulação pode ser comparado aos já utilizados para fornecimento de água e gás e os edifícios construídos nas duas últimas décadas já possuem esse sistema internamente.

Nestas usinas, os materiais como plásticos, papéis e metais são reciclados e os orgânicos são destinados a uma grande usina elétrica onde é ecologicamente transformando combustível para produção de energia elétrica.

O sistema evita a circulação de 160 caminhões por dia, evitando barulhos, mau cheiro, poluição e sugeira e já beneficia, além da própria Barcelona, em torno de outras 50 cidades da Europa.
Ao depositar os resíduos nestes coletores, o lixo ensacado cai diretamente em uma espécie de duto semelhantes à rede de esgoto. Os dutos estão interligados a uma complexa rede subterrânea onde um potente sistema mecânico suga todo este material a cada hora, fazendo com que o material chegue a uma das usinas de reciclagem em pontos estratégico, sem intervenção manual.


A estimativa do governo é que, em mais 5 anos, seja extinta a coleta de lixo por caminhões.