MÚSICAS INESQUECÍVEIS

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CONVENTO DA PENHA

Patrimônio histórico e religioso, o Convento da Penha foi fundado em 1558 pelo Frei Pedro Palácios.

Reza a lenda que Frei Pedro Palácios morava numa Gruta no pé do Morro (Foto). Lá rezava Missa, contudo por três vezes, o painel de Nossa Senhora apareceu no alto do Morro, sinalizando ao Frei onde deveria ser construída a sua Capela.

O Convento fica a 154m de altitude e está cercado pela Mata Atlântica. Seu interior preserva séculos de história. Quadros do pintor paulista Benedito Calixto retratam as diversas fases e as agressões estrangeiras sofridas pelo Convento. Do alto do morro, tem-se uma bela vista de Vitória e Vila Velha.

O Santuário da Penha abrange uma área de 632.226 m² que abriga também um fragmento de Mata Atlântica que é cuidadosamente preservada por meio de parceria com a iniciativa privada.

A faixa da Mata Atlântica existente no Santuário da Penha é o mais importante pulmão verde da Cidade de Vila Velha que abriga uma variada flora e fauna. As principais plantas nativas existentes na Mata do Convento são: cajasão, pau d'alho, pau sangue, guapuruvú, ipesão, louro, manjolo, angico branco, quina preta, dentre outros.

A fauna também é variada, existindo várias espécies de animais e aves, como, por exemplo: gambá, preguiça, faisão, dentre outras

No mês de abril comemora-se a Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. A Festa é marcada pela Procissão dos Homens, que sai da Catedral Metropolitana de Vitória e vai até o Convento da Penha, com chegada prevista à meia-noite.

 A Festa da padroeira dos capixabas, desde os mais remotos tempos, sempre foi o principal acontecimento religioso de Vila Velha. Tanto que, a partir de 1844, segundo a Lei nº 7, de 12 de novembro do mesmo ano, o dia da Festa da Penha passou a ser considerada feriado em toda a Província do Espírito Santo.

Até julho de 1910, por não existir luz elétrica na cidade, os moradores colaboravam colocando lampiões, à noite, nos peitoris das janelas ou pendurados nas fachadas das casas. O objetivo era orientar os romeiros retardatários para que não perdessem a direção da Prainha, onde eram aguardados pelas embarcações que os levariam de volta à Capital.

Durante o dia o movimento era intenso, com os devotos subindo e descendo a “ladeira da penitência”, com setecentos e oitenta e cinco metros de extensão, até então a única via de acesso ao Santuário da Penha.

Algumas pessoas traziam alimentos de casa e faziam o seu repasto no Campinho do Convento, na parte sombreada pelas árvores. Outros se alimentavam nas pensões improvisadas pelos moradores da cidade.
Vila Velha é o maior e mais antigo município do estado do Espírito Santo, Brasil. Foi fundada com o nome de Vila do Espírito Santo pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo que nela aportou em 23 de Maio de 1535. Foi sede da capitania até 1549, quando esta foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual.

Seu litoral possui 32 quilômetros, todo recortado de praias, com os mais belos cenários do Espírito Santo e onde estão situadas algumas das mais belas praias do Brasil, como Itapoã, Praia da Costa e Itaparica. Possui uma infra-estrutura que permite aos seus visitantes unir a beleza primitiva as comodidades da vida moderna. Por ser a cidade mais antiga do Estado, possui construções do século XVI, o Convento da Penha e a Igreja do Rosário; do século XVII, o Forte de São Francisco Xavier e do século XIX, o Farol de Santa Luzia.


Fonte: Internet Web Site: Convento da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário