MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FORTES CHUVAS EM SANTA CATARINA

As chuvas que atingem Santa Catarina já afetaram 558.772 pessoas, de acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado na manhã desta sexta-feira (9). De acordo com o órgão, 60 municípios foram afetados, sendo que 14 deles já decretaram situação de emergência. A previsão é de que a chuva forte deve continuar pelas próximas 24 horas.

Blumenau é a cidade com o maior número de pessoas atingidas pelas enchentes – 15 mil pessoas estão desalojadas, de um total de 280 mil (93% da população) afetadas de alguma forma. A Defesa Civil da cidade já disponibiliza três escolas estaduais como abrigos para os moradores; além disso, todas as aulas foram suspensas nas escolas estaduais do município nesta quinta.
Chuva afeta 558 mil pessoas em Santa Catarina
A Defesa Civil confirmou a primeira morte em decorrência das chuvas no Estado. Na cidade de Guabiruba, um homem morreu ao cair do telhado onde trabalhava, quando o mesmo desabou. Outras 36 pessoas ficaram feridas – nenhuma com gravidade.

Decretaram emergência os municípios de Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, Jose Boiteux, Leoberto Leal, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum. O prefeito de Rio do Sul decretou estado de calamidade pública por causa de enchentes e deslizamentos.

O número de desalojados (pessoas que estão em casas de amigos e parentes) também subiu: de 18.369 para 18.409. A Defesa Civil informa que 1.064 pessoas estão desabrigadas (aquelas que perderam suas casas) pelas enchentes.
O Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops) divulgou nova previsão para aumento do nível do rio. Estão sendo previstos 13 metros às 6h. Até as 23h a estimativa era que às 5h o nível do rio atingisse 14 metros.

Em Rio do Sul, a prefeitura informou que a barragem de Ituporanga está 2,5 metros acima do vertedouro, e quatro das cinco comportas estão abertas para evitar alagamentos. As aulas foram suspensas em todas as escolas públicas nesta quinta. As unidades de Saúde permanecem fechadas, segundo a Secretaria Municipal, em razão da dificuldade dos profissionais de chegaram até os postos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário