MÚSICAS INESQUECÍVEIS

quinta-feira, 31 de março de 2011

HIPPIES E O MOVIMENTO PAZ E AMOR

"Eles não se conformavam com a sociedade de consumo e com valores, estéticos, vaidosos ou violentos demais, além das guerras. Reuniam-se nas ruas de São Francisco, Estados Unidos, para protestar com flores, músicas e drogas. Nos idos de 1960 e 1970, na esquina das ruas Haight e Ashbury, nasceu o movimento hippie, quando os Estados Unidos estavam metidos até o pescoço na Guerra do Vietnã.
1967 conhecido como o ano da Flor os hippies convocaram uma reunião, (Reunião das tribos), para mostrar sua força, realizada no Golden Gate Park para o chamado World's First Human Be-In, que teve a presença de cerca de 20 mil jovens cantando e dançando, cobertos de flores, de colares e pulseiras de contas.100 mil hippies foram chamados de flower children ("filhos da flor", como se intitulavam) invadiriam a cidade de São Francisco em Junho, para o chamado Verão do Amor. O Hino intitulado daquele ano foi gravada pelo cantor Scott McKenzie. Os 100 mil jovens não chegaram de uma só vez, mas apareceram lá no decorrer do Verão, . Eles exigiam das autoridades casa, comida e assistência médica. Além disso, a Comissão de Parques cedeu algumas áreas em torno de Haight-Ashbury para sacos-cama. Da noite para o dia, a cidade ganhou fama (nacional e internacional) de capital mundial dos hippies, o que acabou atraindo turistas de vários lugares. Com toda a exploração turística. muitos hippies deixaram Haight-Ashbury e foram viver em comunidades rurais.
Nos primeiros anos da década de 60, os jovens já tinham uma educação liberal, que estimulava a capacidade de expressão, passaram a ser mais críticos e contestadores. Queriam modificar a sociedade, queriam um mundo de sonhos, baseado só no amor, na arte, e na paz. Queriam acabar com todos os sentimentos e actos ruins que cobriam o Planeta Terra, como a pobreza e o racismo, denunciar a poluição atmosférica, libertar-se da inveja e da cobiça, entre outros. Tudo isso já estava a semear o movimento Hippie."

Os hippies contribuíram, em massa com a Revolução sexual, pois eles a colocaram em prática, viveram a chamada era da experimentação, fizeram parte da Era de aquário. Eles estilhaçaram a redoma de cristal de envolvia as hipócritas famílias americanas da década de 60. Acreditavam sobretudo no amor livre, no sexo, na paz, na igualdade e no uso de drogas para que se pudesse alcançar uma realidade desconhecida. Respeitavam o meio ambiente, e lutavam para que este fosse respeitado. Eram a geração do futuro, e como tudo que é novo, foram ridicularizados, como ainda hoje o são.

Os hippies, eram jovens escolarizados, que queriam mudar o mundo, sem pegar em armas, que acreditavam na bondade do ser humano, que entregavam flores à policiais que vinham com armas. Eles pregavam o não-apego as coisas materiais, e muitos deles, largavam família, bens, e iam viver em comunidades hippies. Onde todos eram iguais, nada e nem ninguém era de ninguém. Eles abandonavam o estilo de vida capitalista, o qual eles repudiavam, para viver em harmonia, em prol de um bem maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário