MÚSICAS INESQUECÍVEIS

quarta-feira, 11 de maio de 2011

30 ANOS SEM BOB MARLEY? NUNCA! SÃO MAIS 30 ANOS COM O REI DO REGGAE.

Bob Marley posa para foto de divulgação
Nascido em 6 de fevereiro de 1945, na Jamaica, Marley começou na carreira aos 14 anos, quando saiu da escola e passou a fazer música ao lado de um cantor local, Joe Higgs. Foi nesse período que conheceu Peter Tosh, que mais tarde seria seu parceiro no grupo Bob Marley & The Wailers.

Não se pensa em reggae sem pensar em Bob Marley. Nesta quarta, 11, sua morte completa 30 anos, mas nesse tempo todo não surgiu outro artista que tomasse seu posto de sinônimo do gênero e grande divulgador da cultura rastafári.
Bob Marley em entrevista após um show no Fox Theater, em Atlanta (12/11/1979)
Em seus 36 anos de vida e 20 de carreira, o compositor e cantor fez mais do que qualquer outro para levar a musicalidade jamaicana do reggae ao reconhecimento internacional, plantando suas ideias e visões nas canções, espalhando sua espiritualidade através da arte, angariando fiéis e criando estéticas.


Trinta anos após sua morte, Bob Marley ainda é um fenômeno polivalente. Seu rosto estampa cartazes de protesto e camisetas vendidas aos montes em qualquer parte do planeta. Sua música urbana, denunciando desigualdades entre ricos e pobres, virou indispensável a jovens que viajam para a praia em busca de paz e tranqüilidade. E até o governo jamaicano, que antes fazia de tudo para esconder dos turistas os rastafáris com cabelos compridos, hoje imprime selos lembrando que o país é a terra natal do cantor.

Para entender esse fenômeno é preciso escutar suas músicas, é claro. Mas também é preciso buscar em sua história, em sua biografia, os elementos que o transformaram num ídolo de milhões.
Sua morte deixou um legado no reggae que permanece sólido até hoje, com mais de 200 milhões de discos vendidos, e como fonte de inspiração para dezenas de novos artistas.Bob morreu aos 36 anos, vítima de câncer, em um hospital de Miami, nos Estados Unidos. Deixou em seu legado histórico 13 discos de estúdio (um lançado após sua morte).

Bob foi um dos mais conhecidos rostos do movimento espiritual Rastafari e defensor de uma mensagem pela paz, liberdade, emancipação e pela não repressão, e é ainda hoje uma das figuras mais respeitadas na Jamaica.

Na sua trajetória artística, com o grupo The Wailers gravou muitas canções politicamente comprometidas ou de forte cariz social e que hoje fazem parte de um repertório coletivo da música internacional, como "Get up, stand up", "I Shot the Sheriff", "No woman no cry" e "Could you be loved".

Além de suas canções, o artista foi autor de frases célebres que até hoje, não raras vezes, nos deparamos com elas, a saber algumas: "Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais"; "Em quanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos havera guerra."; "Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Por que sua consciência é o que você é,e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."
PARA SABER:
O MOVIMENTO RASTAFÁRI
Hoje somando mais de um milhão de seguidores pelo mundo, além de representar cerca de 5% da população da Jamaica, o Movimento Rastafári se caracteriza mais como uma ideologia do que uma religião organizada. Nascido em fins da década de 20, a partir das ideias de pan-africanismo e de volta do povo negro às raízes africanas propagadas pelo ativista e religioso Marcus Garvey, o movimento Rasta via no Imperador da Etiópia Haile Selassie --ou Ras Tafari Makonnen-- a reencarnação de Jah, como chamam a Deus.

A irmandade, comunhão com a natureza, interpretação própria da Bíblia, a força dos negros africanos e o uso de maconha --a "erva da sabedoria"-- para fins espirituais estão entre as características do movimento Rasta e consequentemente das mensagens da música de Bob Marley, ecoando até hoje entre seus seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário