MÚSICAS INESQUECÍVEIS

quarta-feira, 11 de maio de 2011

KU KLUX KLAN

Seus integrantes usavam capuz branco e roupão para esconder a identidade e aterrorizar suas vitimas. A sociedade secreta e racista, Ku-Klux-Klan, era presidida por um “Grande Sacerdote” e, abaixo deste, havia uma rígida hierarquia de cargos.

Em 1882, a Suprema Corte do país declarou inconstitucional a existência da Ku-Klux-Klan, mas ressurgiu em 1915 de forma legal na cidade de Atlanta, Estado da Geórgia.
Originalmente, a Klan foi fundada como um clube de amigos, em 1866; logo depois, portanto, da Guerra de Sucessão. Os sulistas, humilhados pela derrota, queriam compartilhar a camaradagem desenvolvida no tempo da guerra. Escolheram "Kuklos", que significava círculo em grego, e acrescentaram "Klan" pelo efeito repetitivo do fonema inicial. Alguns consideram que é uma onomatopéia: ku klux klan reproduziria o som de um fuzil sendo armado. Inicialmente, pretenderam garantir os direitos da maioria branca do sul contra os aventureiro nortistas (yankees) e dos picaretas (carpetbaggers) que pilhavam a região vencida. Outra motivação não menos importante, era a de impedir a ascensão social dos negros. Sobretudo depois de descobrirem que as suas sinistras túnicas provocavam verdadeiro pavor entre eles. Em 1867, estabeleceu-se, formalmente, o "império invisível do Sul". Seus atos terroristas foram tantos que, em 1871, o governo Grant estabeleceu o "Regulamento da Klan", que autorizava o presidente a suspender a vigência do "habeas corpus"e a suprimir a violência pela força. A repressào conteve o movimento, mas não impediu que milhares de atos violentos fossem cometidos. Assassinatos. Pichações. Incêndios. Pancadarias.

Em 1915, William Simmons reorganiza o movimento no Estado da Georgia, na noite de Ação de Graças. Colocando-se como "Bruxo Imperial", defendia a "supremacia branca", excluindo estrangeiros, judeus e católicos de seus quadros, por contrariarem o "american eay of life". A explosão numérica de adeptos da klan se deveu ao trabalho competente dos senhores Clark e da senhora Tyler, especialistas em levantamento de fundos. Exploravam o anti-catolicismo, o anti-semitismo, o racismo implícito na sociedade americana, atraindo uma legião de sádicos e perversos, em todo o país. Principalmente nas pequenas cidades, já que nos grandes centros urbanos nunca obtiveram resposta positiva aos seus desmandos.
Após a Crise de 29, o Ku Klux Klan entrou em decadência, e mesmo após diversas tentativas de ressurreição, o movimento não obteve o mesmo sucesso de antigamente. O principal motivo para esse declínio talvez seja o fato de a mentalidade dos americanos ter sido mudada gradativamente, principalmente no que se refere à importância do negro para a nação.

Hoje, a Ku Klux Klan conta apenas com um efetivo de 3 mil homens em todos os antigos "estados confederados", apesar do baixo número de associados, muitos não associados apoiam a organização.

Sua doutrina não é unicamente o racismo aos negros,  se estende ao nacionalismo e xenofobia (aversão a estrangeiros). O símbolo da nova organização é uma cruz em chamas.

Um comentário:

  1. vamos montar um grupo ku klux klan vai ser legal
    crie um site assim www.ku-klux-klan.com

    ResponderExcluir