MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sexta-feira, 13 de maio de 2011

EMPRESA PETROLÍFERA CAUSADORA DO MAIOR DESASTRE AMBIENTAL DOS EUA VAI EXPLORAR PETRÓLEO NO BRASIL

RELEMBRE:
No dia 20 de abril de 2010, aconteceu uma explosão na plataforma Deepwater Horizon arrendada pela empresa British Petroleum (BP), no Golfo do México dos EUA. A explosão resultou no maior vazamento de petróleo bruto na história dos Estados Unidos, e deixou 11 mortos. A Empresa Inglesa de Petróleo tomou várias medidas para impedir o vazamento, mas sem grandes efeitos. No dia 19 de setembro, o vazamento de petróleo foi contido, depois de causar grave poluição no Golfo do México e afetar o sistema ecólogico, a indústria pesqueira e o turismo em cinco estados norte-americanos, Texas, Louisiana, Mississipi, Alabama e Flórida.
A Empresa Inglesa de Petróleo gastou cerca de 10 milhões de dólares para resolver o vazamento, que afetou também a credibilidade da empresa. Por causa do vazamento, o governo dos Estados Unidos anunciou a suspensão de um novo plano de exploração de petróleo no mar profundo e priorizou o tratamento da poluição no Golfo do México.
O desastre no Golfo do México trouxe como consequências:


  • ameaças ao ecossistema;
  • prejuízos à indústria pesqueira e ao turismo;
  • desgaste político do presidente Barack Obama;
  • revisão dos incentivos à indústria petroleira;
  • maior regulamentação do setor petrolífero;
  • incentivo à discussão sobre energias alternativas.

HOJE:
A petroleira britânica BP anunciou nesta quarta-feira (11/05/2011) que recebeu a permissão final das autoridades brasileiras para a compra de dez blocos de exploração nas costas do Brasil do grupo americano Devon Energy, em uma operação de sete bilhões de dólares.

A autorização permitirá à BP explorar oito blocos nas bacias de Campos e Camamu-Almada, a profundidades compreendidas entre 100 e 2.780 metros, informa a empresa em um comunicado.

O diretor-geral da petroleira britânica, Bob Dudley, destacou que a aquisição faz parte de uma estratégia de diversificação dos recursos do grupo e ressaltou que os campos brasileiros apresentam um "forte potencial de crescimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário