MÚSICAS INESQUECÍVEIS

quinta-feira, 3 de março de 2011

INCESTO: A FACE DE UM MONSTRO.

Josef Fritzl, "o monstro de Amstetten", nascido a 9 de abril de 1935 na Áustria, é um criminoso que praticava incesto com a sua filha Elizabeth desde que esta tinha 11 anos de idade, em 1977. Em 24 de agosto de 1984, ele a aprisionou no porão de sua casa, número 40 da rua Ybbsstrasse da cidade de Amstetten, norte da Áustria, onde a drogou e algemou, mantendo-a assim prisioneira, estuprando-a repetidamente, até abril de 2008.
Das relações incestuosas nasceram sete filhos, um dos quais morreu logo após nascer, tendo Josef incinerado o seu corpo jogando-o no sistema de calefação da casa. Ao seqüestrar a própria filha em 1984, explicou à polícia que ela havia sido levada por uma seita e, como evidência, fez com que Elisabeth escrevesse uma carta, dirigida aos pais, pedindo que parassem de procurá-la. Pai autoritário, proibiu a todos que visitassem o porão, alegando tratar-se do seu ateliê. Exceto quando viajava, levava quase todas as noites comida para a filha e para três de seus filhos, enquanto que para os outros três orquestrou um plano para revelar a sua existência e adotá-los como avô.
Os três foram colocados, com poucos meses de vida, na porta de sua casa, junto a cartas escritas por Elisabeth. Uma delas, de 1993, dizia: "O bebê tem nove meses, terá uma vida melhor com seu avô e avó que comigo". Réu confesso, Josef declarou ainda: "Eu sabia que Elisabeth não queria que eu fizesse o que estava fazendo com ela. Sabia que estava machucando-a. Aquilo era como um vício. Na verdade, eu desejava ter filhos com ela."

Em maio de 2008, o jornal austríaco "Oberösterreichischen Nachrichten" ("OÖN") descobriu que Josef Fritzl já havia cometido vários crimes sexuais no ano de 1967.
O julgamento de Josef Fritzl teve início no dia 16 de março de 2009. Usando um casaco cinza, Fritzl entrou no tribunal ladeado por seis policiais e segurando uma pasta azul em ambas as mãos para evitar que lhe fotografassem o rosto. Ele inicialmente confessou ser culpado por estupro e incesto, mas negou a acusação de assassinato no caso da morte de um garoto recém-nascido no cativeiro. No dia seguinte, porém, ele decidiu se declarar culpado depois de ver as 11 horas de depoimento da sua filha Elisabeth, gravado em vídeo e exibido numa sessão a portas fechadas. No dia 19 de março de 2009, Fritzl foi julgado culpado e condenado à prisão perpétua pelos crimes de incesto, estupro, cárcere privado e homicído. Calcula-se que ao longo de 24 anos ele tenha estuprado Elisabeth mais de três mil vezes.
A filha de Fritzl e os seis filhos que ela teve com o pai, três dos quais encarcerados desde o nascimento, vivem agora em um local secreto sob nova identidade.

INCESTO:
Incesto é a relação sexual ou marital entre parentes próximos ou alguma forma de restrição sexual dentro de determinada sociedade. É um tabu em quase todas as culturas humanas, sendo por isto considerado um tabu universal. O incesto é punido como crime em algumas jurisdições, e é considerado um pecado pelas maiores religiões do mundo. Na maior parte dos países ocidentais o incesto é legalmente proibido —– mesmo que haja consentimento de ambas as partes.

Variam as definições de parente próximo, e aí encontra-se a dificuldade em identificar certos casos de incesto. Além de parentes por nascimento, podem ser considerados parentes aqueles que se unem ao grupo familiar por adoção ou casamento.

São consideradas incestuosas, geralmente, as relações entre pais e filhos, entre irmãos ou meio-irmãos, entre tios e sobrinhos. Em alguns países ou jurisdições, entretanto, este tipo de casamento é proibido por lei, derivando daí o caráter incestuoso do ato, nestes casos.

2 comentários: