MÚSICAS INESQUECÍVEIS

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

FATOS E FOTOS

-----------------------------------------------------------------------------------------
Milhares de pessoas saíram às ruas do Egito  para pedir o fim do regime do presidente Hosni Mubarak. A onda de protestos foi inspirada na chamada Revolução de Jasmim, um movimento popular que derrubou o presidente da vizinha Tunísia. Assim como na Tunísia, o Egito tem um governo autoritário, com liberdades limitadas e graves problemas sociais. O país de 80 milhões de habitantes, o mais populoso do mundo árabe, é governado há 30 anos por Mubarak, de 82 anos.

Mesmo sendo um regime autoritário, o Egito é um dos principais aliados dos Estados Unidos e da Europa no mundo árabe. O principal temor do Ocidente é que a Irmandade Muçulmana possa assumir o governo do país.

Além da Jordânia, o Egito é o único país árabe a reconhecer o Estado de Israel. Qualquer mudança brusca no regime de Mubarak pode tornar mais tensa a política já inflamada da região.

O FIM DA CRISE:
Hosni Mubarak, de 82 anos, renunciou ao cargo no dia 11/02/2011, após um governo de quase 30 anos e que era contestado desde 25 de janeiro por grandes manifestações populares.

-----------------------------------------------------------------------------------------


CHUVAS E A TRAGÉDIA
O número de mortes na região serrana do Rio de Janeiro em 2011 já é maior do que a soma de todas as mortes provocadas pelas chuvas que atingiram o Brasil em 2010, ano em que Rio de Janeiro, São Paulo e Estados do Nordeste já haviam sofrido com as enchentes. Em todo o ano passado, o País registrou 473 mortes em 11 Estados das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste.

O número de vítimas abrange as mortes ocorridas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Alagoas, Pernambuco e Bahia.

Em 2010, o Rio também foi o Estado que registrou mais óbitos decorrentes dos temporais, com 316 mortes. Somente em Niterói, o município mais atingido, foram pelo menos 168 vítimas, grande parte em consequência dos desabamentos e deslizamentos de terra no Morro do Bumba, no início de abril.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Peru declara alerta por dengue procedente do Brasil


O governo do Peru declarou "alerta vermelho" no departamento amazônico de Loreto (nordeste) para enfrentar um "surto intenso" de dengue, que entrou no país pelo Brasil e que até o momento provocou 11 mortes e mais de 10.000 casos, anunciou o ministro da Saúde, Oscar Ugarte.

A doença, uma nova variedade denominada sorotipo 2 asiático-americano, apareceu en Loreto, na fronteira com o Brasil, pelo fluxo migratório do rio Amazonas procedente da cidade de Manaus, segundo o ministro.

"O volume de infectados em Loreto, comparado com outros focos, é muito intenso, 10.000 casos é uma quantidade muito grande para poucas semanas", disse Ugarte.

Das 11 mortes, sete foram crianças

De acordo com o ministro, outros 14 dos 24 departamentos do Peru, da costa, dos Andes e da região amazônica, foram declarados em "alerta amarelo".

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O tipo asiático-americano é uma variação que, sem a necessidade de provocar febre e dores de cabeça - características da dengue hemorrágica - pode provocar a morte.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Número de assassinatos de homossexuais bate recorde no País
O número de homossexuais assassinados no Brasil superou 250 casos em 2010, um recorde histórico, conforme o Grupo Gay da Bahia (GGB). O dado faz parte do relatório anual - ainda em fase de conclusão - elaborado pela entidade e que será apresentado oficialmente em março.

Em entrevista a Terra Magazine, o fundador do GGB e decano do movimento homossexual brasileiro, Luiz Mott, destaca que foi a primeira vez que a quantidade de homicídios ultrapassa a casa das 200 notificações. Em 2009, foram 198, cerca de 50 a menos do que registrado no ano passado.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário