O DESERTO DE DANAKIL
O nosso pequenino planeta tem coisas misteriosas e desconhecidas. Nos confins da Etiópia, com a eritréia e pegando parte de Djbouti, no chamado Chifre africano em cima de uma fenda na crosta terrestre fica uma região conhecida como o inferno na terra. No meio do dia com o sol a pino refletindo em terreno cheio de lagoas de acido sulfúrico e vulcões fumegantes a flor de terra a temperatura atinge 60 graus.
É bom lembrar que a água ferve a 90 graus. O terreno é pior do que areia movediça que quando ele cede o pé afunda no acido sulfúrico que destrói imediatamente toda a pele e parte da carne. Nessa região a única riqueza é o sal que vem das profundezas da terra e constitui a única e miserável riqueza que faz viver um povo nesta região infernal; aproximadamente 130.000 pessoas estabeleceram os seus lares nestas terras, todas elas membros da tribo nómade dos Afar que fez do comércio do sal o seu meio e forma de vida.
Toda essa região na maior depressão terrestre situada a cem metros abaixo do nível do mar. Os únicos animais que conseguem transportar as riquezas são camelos e jumentos selvagens em extinção.Os cientistas constataram que nas poças do acido sulfúrico e nos buracos dos vulcões no chão existe vida e estão coletando o material para estudar o DNA e verificar como a vida pode existir em condições dessa ordem. Más nem tudo neste local é completamente ruim,caso descubram, cientistas poderão conseguir criar remédios que possam curar enfermidades ate agora praticamente incuráveis, ALZHEIMER, PARKISON, AIDS, DIABETES , etc.
O Danakil (Dallol) Depressão, que fica na fronteira da Eritreia, a leste da Chapada Tigrian, está oficialmente listado como o lugar mais quente na Terra, com uma temperatura média de 35 graus Celsius. Grande parte desta vasta região e praticamente despovoado fica abaixo do mar nível -116 m na Dallol uma das áreas mais áridas e tectonicamente ativa do planeta.
O Danakil é uma área geológica de fascínio singular: uma paisagem lunar estranha, cravejada de vulcões ativos , fétida de enxofre endurecido e fontes termais, fluxos de larvas solidificada e preta, sal e vastas bacias incrustadas.
É certo grau de atividade geológica do Danakil é que mais de 30 vulcões ativos ou inativos, cerca de um quarto do total Africano listados pelo programa de vulcanismo global Smithsonian Institute. Esses vulcões são todas as crianças geológicas, tendo formado ao longo dos últimos milhões de anos, e um grande número tomou a sua forma atual nos últimos 10.000 anos.
Fonte: Dunkell
Nenhum comentário:
Postar um comentário