MÚSICAS INESQUECÍVEIS

domingo, 8 de novembro de 2015

BRASIL EM LUTO: TRAGÉDIA EM MARIANA (MINAS GERAIS)



ATUALIZAÇÃO:
O corpo de bombeiros soltou um comunicado na tarde deste domingo (08) atualizando dados da tragédia, o documento informa que foram contabilizados um óbito em decorrencia de mal súbito e encontrado os corpos de três homens ainda sem identificação.Até agora continuam desaparecidas 15 moradores e 13 funcionários,totalizando 28 desaparecidos.
Já são mais de 550 pessoas abrigadas  em hotéis da cidade,com despesas pagas pela mineradora Samarco. A Samarco já liberou  R$ 35 milhões  pela indenização da exploração de minério,os recursos serão destinados na reconstrução das cidades atingidas pelo desastre.
A TRAGÉDIA:

O rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5). O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Minas Gerais informaram nesta sexta-feira (6) ter resgatado ao menos 500 pessoas ilhadas em Bento Rodrigues. As barragens se romperam por volta das 15h30 de quinta-feira (5) e liberaram um grande volume de lama resultante do rejeito da produção de minério de ferro. A Samarco é controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton. 

Um dos sobreviventes da tragédia, Andrew Oliveira, que trabalha como sinaleiro na empresa Integral, uma terceirizada da Samarco, disse que, na hora do almoço, houve “um abalo”, mas os empregados continuaram trabalhando normalmente. Três tremores de terra de pequena intensidade foram registrados no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região central de Minas, poucas horas antes e durante o rompimento de duas barragens na tarde da última quinta-feira. 

 200 pessoas da Guarda Municipal, dos bombeiros, das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil e da mineradora trabalham nas buscas.



De acordo com as primeiras informações 18 pessoas teriam morrido, 80 estão desaparecidas, casas foram totalmente soterradas e carros destruídos. Uma enxurrada de lama inundou a região. O acesso ao local está completamente fechado. Moradores estão sendo orientados a sair do local, já que há risco de novos deslizamentos.

Segundo a assessoria de imprensa da Samarco, “não é possível, neste momento, confirmar causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas”, diz a empresa em nota.


As famílias que perderam suas casas em Mariana, Minas Gerais, após o rompimento de duas barragens, estão recebendo doações de colchões, água mineral e produtos de higiene pessoal. 
Em Mariana há dois postos de arrecadação, um no Centro de Convenções (Avenida Getúlio Vargas, s/n, Centro) e outro na Arena Mariana (Rua São Vicente de Paula, 199, bairro Vila Aparecida).
Em Ouro Preto, as doações serão recebidas na Câmara Municipal (Praça Tiradentes, 41). 
Doações em dinheiro podem ser depositadas em uma conta da Prefeitura de Mariana, aberta somente para este fim. Os dados são:
Banco: Banco do Brasil

Agência: 2279-9

Conta Corrente: 10000-5

CNPJ: 18295303/0001-44

O telefone de contato da prefeitura é o (31) 3557-9000. 

SAIBA MAIS:
Minas Gerais tem 750 barragens para despejo de resíduos, por exemplo, da indústria e de destilarias de álcool. Mas a maioria é utilizada por mineradoras. Levantamento da Fundação Estadual do Meio Ambiente aponta que pelo menos 35 estruturas não tem segurança adequada. 

A lama tóxica dessas barragens tomou conta do distrito de Bento Rodrigues, onde vivem aproximadamente 600 pessoas. Do total de 188 casas localizadas na região, 166 teriam sido atingidas.  As autoridades monitoram o caminho que será percorrido pela enchente de lama tóxica nos próximos dias. A cidade de Rio Doce já registrou inundação na zona rural e a morte de cardumes.
  
Segundo alerta do Serviço Geológico do Brasil, os rejeitos devem atingir 12 cidades de Minas e três do Espírito Santo até terça-feira (10).

2 comentários:

  1. Hello !
    Welcome to the "Directory Blogspot"
    We are pleased to accept your blog in the division: BRAZIL
    with number: 2766
    We hope that you will know our website from you friends,
    Invite your friends by offering them the "Directory award"
    This is the only way to expand the site.
    The activity is only friendly
    Important! Remember to follow our blog. Thank you
    I wish you an excellent day
    Sincerely
    Chris
    For other bloggers who read this text come-register
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Imperative to follow our blog to validate your registration
    Thank you for your understanding
    ++++
    Get a special price "directory award" for your blog! with compliments
    Best Regards
    Chris
    http://nsm08.casimages.com/img/2015/04/22//15042212171618874513195366.png

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Bem-vindo ao "Diretório Blogspot"
    Temos o prazer de aceitar seu blog na divisão: BRASIL
    com o número: 2766
    Esperamos que você vai saber o nosso site a partir de vocês amigos,
    Convide seus amigos, oferecendo-lhes o "prêmio Directory"
    Esta é a única forma de aumentar o local.
    A atividade é apenas amigável
    Importante! Lembre-se de seguir o nosso blog. obrigado
    Tenha um ótimo dia
    sinceramente
    Chris
    Para outros blogueiros que lêem este texto venha a registar
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Imperativo para seguir o nosso blog para validar a sua inscrição
    Obrigado pela sua compreensão
    ++++
    Obter um preço especial "diretório prêmio" para o seu blog! com elogios
    Atenciosamente
    Chris
    http://nsm08.casimages.com/img/2015/04/22//15042212171618874513195366.png

    ResponderExcluir