MÚSICAS INESQUECÍVEIS

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

PIRANHAS


 


No Brasil, os ataques de piranhas estão a aumentar em grande escala , as pessoas são mordidas nos pés e calcanhares na maioria das vezes, necessitando de cuidados médicos.
Estes peixes carnívoros só comem carne humana se estiverem com muita fome, já que os peixes e sapos são os seus alimentos favoritos.
Apesar disso, existem histórias que as piranhas conseguem comer um ser humano ou uma vaca em poucos minutos, apesar de até hoje tal fato nunca se ter comprovado.
As piranhas atacam seres humanos em duas situações: quando não têm o seu alimento favorito – peixes e sapos – ou quando estão em época de reprodução, na altura da Primavera e do Verão, como forma de defesa das suas crias, altura essa que coincide com a época balnear.
O nome piranha vem das línguas tupi-guarani e pode ter se originado da união da palavra pira (que significa peixe) com a palavra sanha ou ranha (que quer dizer dente). Parentes próximos do tambaqui e do pacu, as piranhas vivem em alguns rios da América do Sul, como os das bacias Amazônica, do Paraná-Paraguai e do São Francisco. Há relatos, porém de piranhas encontradas nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa. Provavelmente esses animais foram exportados como peixes ornamentais e, depois acabaram sendo soltos nos lagos e rios dessas regiões. É na Amazônia e no Pantanal, porém, que vive a espécie mais temida entre todas as piranhas. Chamada de queixuda ou Piranha-Caju, ela tem uma mordida cortante, que provoca graves ferimentos.
As tribos indígenas da Amazônia utilizam-se dos dentes afiados das piranhas, para confecção de pontas de flechas. Por se um peixe que está sempre à procura de carne, seja de peixe ou qualquer outro animal, a piranha é muito fácil de ser capturada.  Pescadores, quando querem capturar piranhas, colocam pedaços de carne com sangue na água, que é o principal atrativo para elas.
Estes peixes costumam atacar suas presas em grupos, mas também caçam por perseguição ativa ou por emboscada. Em grupo, conseguem devorar um animal de grande porte, como uma vaca, em segundos. O motivo pelo qual as piranhas conseguem devorar com tanta rapidez é pelo seguinte fato de que elas não mastigam, e quando atacam em grupo, cada piranha arranca um pedaço e se revezam continuamente.
Em um estudo de 2012, os pesquisadores descobriram que as piranhas negras (Serrasalmus rhombeus), as maiores entre as espécies modernas, mordem com uma força máxima de 32 quilos (que é três vezes o seu próprio peso corporal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário