MÚSICAS INESQUECÍVEIS

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

CORRIDA DO OURO 2015

A descoberta de jazidas de ouro entre as serras da Borda e Santa Bárbara tem movimentado a  pacata cidade de Pontes e Lacerda, localizada a 483 km de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso - Brasil.
Um problema que essa descoberta causou foi a redução da oferta de trabalhadores na cidade, já que muitos optaram por ir para o garimpo. Em outubro, muitos 'aventureiros', já que muitos não são garimpeiros profissionais, migraram para a região em busca de ouro.

O problema é que as áreas invadidas são Áreas de Preservação Permanente _ APPs: Área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos , a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.


Barracas são montadas na serra (Foto: Júlio Cesar Ferreira de Souza/ Arquivo pessoal)

Justiça Federal determinou o fechamento do garimpo por funcionar sem a permissão do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). 

Milhares de pessoas estão ainda na região, em busca do sonho de ficar rico do dia para noite; a situação é a exploração destas pessoas por comerciantes locais e aproveitadores; para cidade de Pontes e Lacerda , além do risco de contaminação do solo e da água, os bandidos estão de olho no dinheiro gerado pelo garimpo. Ainda estão sendo realizadas ações conjuntas com outras instituições para instruir os garimpeiros que a prática de extração de minérios sem a autorização é crime e que aqueles que insistirem em praticar a atividade responderão criminalmente, sendo passíveis de prisão, além de perderem todo o minério extraído e os equipamentos, maquinários e instrumentos utilizados na extração e na lavra.

A corrida ao ouro em Mato Grosso vai perdendo força. Por determinação da Justiça, muita gente já foi embora de Pontes e Lacerda, mas a polícia segue no local para garantir que as atividades ilegais vão acabar. No mês de outubro, foram contabilizados mais de 7 mil pessoas em busca do ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário