MÚSICAS INESQUECÍVEIS

domingo, 15 de novembro de 2015

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


Cquote1.svgPor ora, a cor do governo é puramente militar e deverá ser assim. O fato foi deles, deles só porque a colaboração do elemento civil foi quase nula. O povo assistiu àquilo tudo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada!Cquote2.svg

Aristides Lobo

                                                 GOLPE MILITAR DE  15 DE NOVEMBRO DE 1889

Levante militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador D. Pedro II. Foi, então, proclamada a república do Brasil.

                                                            A  PROMESSA

Na reunião na casa de Deodoro, na noite de 15 de novembro de 1889, foi decidido que se faria um referendo popular, para que o povo brasileiro aprovasse ou não, por meio do voto, a república. Porém esse plebiscito só ocorreu 104 anos depois, determinado pelo artigo segundo do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição de 1988.

No dia 21 de abril de 1993, a opção "república" obteve 86 por cento dos votos válidos, conferindo, finalmente, legitimidade popular ao regime republicano brasileiro. No mesmo plebiscito, o sistema presidencialista de governo foi legitimado pelo voto popular.

Cquote1.svgO "coração íntimo" dos brasileiros da época que se seguiu à proclamação da república, haveria de mostrar que existia entre a gente do Brasil, do Norte ao Sul do país, uma unidade nacional já tão forte, quanto às crenças, aos costumes, aos sentimentos, aos jogos, aos brinquedos dessa mesma gente, quase toda ela de formação patriarcal, católica e ibérica nas predominâncias dos seus característicos, que não seria com a simples e superficial mudança de regime político, que aquele conjunto de valores e de constantes de repente se desmancharia!Cquote2.svg

Gilberto  Freire


A proclamação da República é uma data importantíssima para refletirmos sobre o nosso papel na sociedade, pois caso realmente queiramos uma melhoria do sistema republicano, não há outro caminho senão a grande participação da população nas decisões políticas, seja por meio do voto consciente, da cobrança organizada de nossos representantes ou manifestações públicas.

Senador Vital do Rêgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário