MÚSICAS INESQUECÍVEIS

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

HORRÍVEL ABATE DE BALEIAS NAS ILHAS FAROÉ DA DINAMARCA

Crimes contra os animais não se limitam aos países pobres, mas acontecem em todos os lugares e sociedades. Dia 28/07 último mesmo, verão no hemisfério Norte, num conjunto de ilhas vulcânicas chamadas Faroé pertencentes à Dinamarca, centenas de vidas animais foram sacrificadas em nome de uma tradição cega e alienada de sentimentos. 
As 18 ilhas situadas entre a Islândia e a Escócia têm muitas peculiaridades singulares. A maior ilha chama-se Stremoy no centro do arquipélago, cuja capital é Tórshavn com 15.000 habitantes. Um pedaço selvagem do planeta com falésias enormes no litoral e a rica fauna marinha do Atlântico faz com que a pesca seja a principal atividade da população local, mas como que por ironia, o que era para ser algo belo e alegre, acaba se transformando num ponto de discórdia entre os insulares e a opinião pública mundial que defende a coexistência pacífica entre as espécies. Desafortunadamente a tradição do povo local, descendente dos antigos vikings promove a matança de centenas de baleias piloto e golfinhos. 
Baleias são animais sensíveis, sociais com sistemas nervosos altamente desenvolvidos. Eles têm uma capacidade profunda para sofrer angústia, terror e dor. Cada ano, os habitantes das ilhas Faroé matam baleias piloto e outros cetáceos pequenos.
A matança se realiza assim: em cima de lanchas, os insulanos de Faroé dirigem-se a uma baía em busca das baleias. A perseguição pode ser prolongada. As baleias exaustas, apavoradas e confusas são dirigidas eventualmente na superfície. Aqui o banho de sangue começa. Os insulanos de Faroé martelam 2.2 kg de ganchos de metal repetidamente na carne viva de cada baleia . Então, uma faca com 15 cm é usada para cortar pela gordura e descarnear até a coluna vertebral. Logo os vasos sanguíneos principais são cortados. A baía fica toda manchada de sangue, em uma cena horrível com baleias agonizantes e mutiladas.

A chacina é celebrada em uma carnavalesca atmosfera de entretenimento. Doutrinadas desde cedo, as crianças são liberadas um dia fora da escola para assistir a diversão. Elas correm até a baía e trepam em cima das carcaças de baleias mortas.


De acordo com a legislação das ilhas Faroé, é permitido também caçar certas espécies de cetáceos pequenos diferente das baleias piloto, entre elas: Golfinho Bottlenose e toninhas de Harbour (também há regulamentos específicos para esta caça). As toninhas são mortas com espingardas.

O governo da Dinamarca, dizem as sociedades protetoras dos animais e vida selvagem, deveria é por um fim a estes atos sórdidos, ou seja, o poder local ao invés de apoiar tamanha brutalidade, deveria se esforçar para impedir tudo isto, formando um “novo” caráter nas novas gerações das ilhas. Enquanto isto não acontece, muitos concordam com o que escreveu William Shakespeare em Hamlet: “Há algo de podre no reino da Dinamarca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário