MÚSICAS INESQUECÍVEIS

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

MAU HUMOR

Todo mundo tem seus dias de mau humor. Eles, em geral, são decorrentes de brigas familiares, conflitos profissionais, dificuldades financeiras, excesso de trânsito, calor, frio, sono... Motivos não faltam para perder a simpatia.

O mau humor é também um dos principais indicadores da distimia, uma forma leve de depressão prevalente em 5% da população mundial. Sem tratamento, ela evolui para depressão crônica em 80% dos casos, o que pode implicar no uso contínuo de medicamentos.

A distimia aparece como um mau humor sem causa aparente, mas que facilmente encontra algum bode expiatório em meio à correria cotidiana. São sintomas de intensidade mais leve se comparados com episódios depressivos, mas que atormentam a pessoa por dezenas de dias seguidos.
Por uma combinação de fatores genéticos e de estrutura emocional, cada pessoa tem sua cota específica de desgaste. “Alguns aguentam mais, outros menos. Mas todos estão sujeitos a sofrer um estresse grande demais e entrar em depressão”, conta um psiquiatra.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), 3% da população mundial – cerca de 180 milhões de pessoas – sofre de um distúrbio psicológico, a chamada distimia.  Se ultimamente você tem se sentido desanimado, triste, sem energia, irritado, com estima baixa e com dificuldades para dormir, fique alerta: você pode fazer parte dessa estatística.

O sintoma principal é a irritabilidade, mas existem outros fatores, como baixa auto-estima, desânimo, tristeza, predominância de pensamentos negativos, alterações do apetite e do sono, além de falta de energia pra agir, isolamento social e até mesmo tendência ao uso de drogas lícitas, ilícitas e tranquilizantes.
É possível conseguir bons resultados com a psicoterapia, que vai trabalhar os padrões de pensamentos, comportamentos, sentimentos e reações fisiológicas, mas em alguns casos apenas a psicoterapia não surte o efeito desejado. Nesse caso recomenda-se a combinação de psicoterapia e antidepressivos, um tratamento ideal para aliviar os sintomas da distimia.

A prática regular de exercícios físicos também está associada à melhora de diversas funções cognitivas, como memória e raciocínio, além de atuar também como um excelente ansiolítico e antidepressivo. A liberação de endorfina e serotonina em atividades esportivas são comprovadamente importantes também para o humor, além de melhorar a auto-estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário