MÚSICAS INESQUECÍVEIS

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

VULCÃO DALLOL - O DESERTO DE DANAKIL

 
O vulcão Dallol, ou melhor, o campo hidrotermal Dallol está localizado em uma parte remota do norte da depressão de Danakil no NE da Etiópia. Dallol é uma das paisagens mais espetaculares do mundo.. uma vasta área de depósitos de sal grosso afetados pela intensa atividade vulcânica. Dallol é dito ser o lugar mais quente do planeta, com temperaturas médias anuais bem acima de 30 °C.

A área comumente referida como vulcão Dallol contém aproximadamente 1,5 x 3 km largura, o  Dallol "montanha" (cerca de 50 m a subir acima do grande lago salgado) perto da fronteira com a Eritreia, e nas proximidades de nascentes quentes incluindo o Lago de amarelo, a montanha de preto com o lago azul,relatam  ser uma cratera de explosão de uma erupção hidrotermal em 1926. Dallol é famoso pelas suas salmoura quente e branco multicolorido, depósitos de sal-de-rosa, vermelhos, amarelos, verdes, cinzento e pretos, fontes termais e gêiseres em miniatura. Estes formam estruturas bizarras em uma interação complexa de processos de solução e recristalização impulsionado por águas hidrotermais e evaporação rápida.

Novo fotos de Dallol

O deserto de Danakil, está situado dentro da depressão de Afar, na parte oriental de Etiópia,  e é um dos pontos mais quentes e inospitaleiros do planeta com temperaturas diurnas que podem chegar a 60 graus centígrados.
Esta depressão está habitada desde sempre pela etnia Afar, cuja principal atividade é a extração do sal. As gigantescas caravanas de sal que cada dia atravessam o deserto, também são um espetáculo.
Nesta zona situada a uns 60 metros por baixo do nível  do mar, encontra-se o vulcão Dallol,  uma cratera ativa, que oferece uma paisagem espantosa, com fontes ardentes com uma gama de cores brilhantes incríveis. Vão de cor de laranja até ao verde, passando pelo branco e o amarelo vivo.
Essas paisagens são formadas devido ao impacto de magma basáltico nas minas de sal e a atividade hidrotermal no subsolo. A mais recente destas crateras foi formada durante uma erupção em 1926.
Foi na depressão de Danakil, que alcança os 380 metros por baixo do nível do mar que foi descoberto em 1947 o famoso hominídeo “Lucy”, datado de 3.2 milhões de anos.
vulcao
vulcao2

Nenhum comentário:

Postar um comentário