MÚSICAS INESQUECÍVEIS

terça-feira, 29 de setembro de 2015

BREJA



BREJA não é um termo conhecido em todos os estados do Brasil. Mas, em vários deles, como é o caso de São Paulo, breja é uma gíria usada como sinônimo de cerveja.


Cerveja Artesanal:

Cervejas artesanais são aquelas produzidas quase que de "forma caseira". Várias micro-cervejarias, mesmo utilizando equipamentos modernos e engarrafando suas produções, ainda assim são consideradas como cervejarias artesanais pelo cuidado que têm com sua produção, indo desde os ingredientes básicos da cerveja, passando pela receita de preparo e chegando até aos conservantes finais, que devem ser naturais e não químicos.
Outras micro-cervejarias, ou cervejarias caseiras, são realmente o que podemos chamar de artesanais ao pé da letra. Utilizam equipamentos pequenos, que cabem em qualquer cozinha, normalmente não possuem engarrafadoras e guardam suas produções com garrafas de cerveja comum e rolhas.
Ao ouvir falar em Cerveja Artesanal, pense em cervejas mais bem cuidadas, com produções mais restritas (mas não necessariamente pequenas), o que leva a produtos com resultados finais muito interessantes e diversificados.
As cervejas caseiras, aquelas feitas em casa com produções limitadas, normalmente de 20 a 40 litros por vez, também podem ser consideradas cervejas artesanais. 

Uma cervejaria artesanal é:

Pequena – Produção anual de até 6 milhões de barris (aprox. 7,1 Hectolitros). Este valor corresponde a aproximadamente 3% das vendas anuais nos EUA. A produção de cerveja está sujeita às regras da “propriedade alternada” (produção terceirizada).

Tradicional – As cervejas produzidas tem a maioria ou totalidade do seu teor alcoólico derivado da fermentação de ingredientes tradicionais [cevada, trigo, centeio, aveia] ou inovadores [frutas, ervas e especiarias].

Para elaborar receitas nas dezenas de estilos existentes, é necessário combinar diferentes grãos maltados e não maltados, em diversos graus de tosta, bem como diferentes variedades de lúpulo e de leveduras. Fora a água e o chamado malte-base, que é utilizado na receita de praticamente todas as cervejas, os insumos para a fabricação de cerveja são todos importados. Os maltes especiais (com diferentes graus de tosta ou defumados) vem da Alemanha, Bélgica, EUA e Reino Unido. Os lúpulos vem destes mesmos países, com a inclusão da República Tcheca, França, Austrália e Nova Zelândia. Até mesmo as leveduras muitas vezes são importadas da França ou dos Estados Unidos!

"Fazer o caminho, atrás dos dia de alegria
 Retornar como o sol, sempre acontece
 Se vejo um mano "yo!" aí quem é vivo sempre aparece
 Então chega
 Pede uma breja
 Puxa uma cadeira
 Porque assunto a gente tem pra tarde inteira
 Amizade verdadeira
 A gente sente..."
Emicida

Nenhum comentário:

Postar um comentário