MÚSICAS INESQUECÍVEIS

terça-feira, 22 de setembro de 2015

BOA MERDA


Quem vive no mundo do teatro, dificilmente não fala merda antes de entrar no palco. O que muitos não sabem, sejam aqueles que utilizam a expressão ou aqueles que por ventura as ouvem, é que desconhecem a origem da expressão.

Esta expressão que pode ser considerada um mantra, uma espécie de ritual usado pelos atores antes de suas apresentações, tem origem francesa.
Na França, um ator iria apresentar a peça mais importante de sua vida, estava nervosíssimo, pois na platéia estariam os mais importantes críticos da cidade. No percurso de sua casa ao teatro encontrou muitos obstáculos. Primeiro, deparou-se com um incêndio, teve que desviar e acabou se perdendo. Como quem tem “boca vai a Roma”, conseguiu chegar ao teatro. Na porta do teatro para completar suas asneiras, pisou em um cocô. Entrou, atuou e saiu muito feliz com a melhor atuação de sua vida.

Assim, a expressão “merda” tem o mesmo significado de boa sorte e é  sempre usada antes das apresentações.

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna? Pode não parecer, mas as três opções significam a mesma coisa. No entanto, nunca escolha a primeira opção se quer ser simpático com um profissional das artes do palco. Antes de uma estreia ou de uma apresentação, eles preferem ouvir “merda” ou “quebre a Perna”.
A outra versão, talvez a  mais lógica, relata que de fato a expressão é francesa e surgiu no século passado quando as pessoas ainda de locomoviam com charretes. Os artistas se desejavam “merda” porque quanto mais cocô de cavalo na porta do teatro mais charretes haveria. Quanto mais charretes mais público, o que significaria casa cheia!  Seja como for, a expressão “merda” significa “boa sorte” e quando alguém desejá-la a você, nunca responda “obrigado”. Fique em silêncio ou diga “merda” também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário