MÚSICAS INESQUECÍVEIS

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

OS SETE PECADOS CAPITAIS

Gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja . Quem nunca ouviu estas palavras antes? Os sete pecados capitais são quase tão antigos quanto o cristianismo e segundo o teólogo São Tomás de Aquino, em sua "Suma Teológica" do século XIII :O termo "capital" deriva do latim caput, que significa cabeça, líder ou chefe, o que quer dizer que as sete infrações são as "líderes" de todas as outras. E, do ponto de vista teológico, o pecado mais grave é a soberba, afinal é nesta categoria que se enquadra o pecado original: Adão e Eva aceitaram o fruto proibido da árvore do conhecimento, querendo igualar-se a Deus.
A Igreja até tentou oferecer soluções para os pecados capitais, criando uma lista de sete virtudes fundamentais - humildade, disciplina, caridade, castidade, paciência, generosidade e temperança -, mas os pecados acabaram ficando mais famosos. Outras religiões, como o judaísmo e o protestantismo, também têm o conceito de pecado em suas doutrinas, mas os sete pecados capitais são exclusivos do catolicismo.

Graham Tomlin, em seu livro “Os sete pecados capitais”, conta a seguinte estória:
“Conta-se a velha história de um homem que teve um sonho. No sonho, ele foi ao inferno, que consistia em uma sala com uma grande mesa no centro. Sentados em torno da mesa estavam muitos convidados, e a mesa estava abarrotada de todos os tipos de comidas deliciosas; porém, os convidados estavam irritados, infelizes e famintos, e um silêncio sombrio pairava sobre a sala. Enquanto observava, o homem descobriu a razão. Cada um deles estava sentado muito longe da mesa de modo que não podia alcançá-la, por isso todos haviam recebido uma colher muito longa. No entanto, embora pudesse agora pegar a comida, a colher era longa demais para a colocarem na boca. Por isso, todos passavam fome. O homem, em seguida, foi levado ao céu, onde, para sua surpresa, a mesma cena se repetiu. Contudo, aqui, havia riso, alegria e conversa animadas. Enquanto observava, ele logo entendeu por quê. Aqui, em vez de tentar levar a colher longa à boca, cada pessoa havia aprendido a usá-la para dar de comer à pessoa que estivesse sentada um pouco mais longe. Desse modo, todos comiam e ficavam felizes.” (p. 48)

A pequena parábola mostra a diferença sutil entre ser e não ser soberbo. Em ambos os casos, as circunstâncias eram semelhantes. A diferença estava na forma como ela fora encarada. Isto é, o soberbo tem a chance de se humilhar e servir ao seu próximo, assim como fizeram no céu, ou de negar o trabalho e, então, passar fome. Para nos tornarmos humildes, precisamos primeiramente aprender a olhar para Deus. Jesus, apesar de ser Deus, não usurpou Seu lugar (ver Filipenses 2). Durante toda a Sua caminhada, embora houvessem motivos aparentes para que se tornasse um ser humano soberbo, Jesus jamais deu lugar ao orgulho, humilhando-se em diversas situações (ver João 13).


De acordo com o livro Sacred Origins of Profound Things ("Origens Sagradas de Coisas Profundas"), de Charles Panati, o teologista e monge grego Evagrius de Pontus (345 - 399 d.C.) teria escrito uma lista de oito crimes e "paixões" humanas: gula, luxúria, avareza, melancolia, ira, acedia (preguiça espiritual), vaidade e orgulho - em ordem crescente de gravidade. Para Evagrius, os pecados ficavam piores à medida que se tornavam mais egocêntricos, com o orgulho como supra-sumo dessa fixação do ser humano em relação a ele mesmo. No final do século VI d.C., o Papa Gregório reduziu a lista a sete itens, trocando "vaidade" por "orgulho", "acedia" por "melancolia" e adicionando "inveja". Para fazer seu próprio ranking, o pontífice colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao amor: orgulho, inveja, ira, melancolia, avareza, gula e luxúria. Mais tarde, outros teólogos como São Tomás de Aquino analisaram novamente a gravidade dos pecados e fizeram mais uma lista. No século XVII, a Igreja substituiu "melancolia" - um pecado vago demais - por "preguiça". Assim, hoje os sete pecados capitais são gula, avareza, soberba, luxúria, preguiça, ira e inveja.
Sete Pecados Capitais


São eles:


1. Luxúria: apego e valorização extrema aos prazeres carnais, à sensualidade e sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia.

2. Gula: comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano.

3. Avareza: apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e de acumular riquezas.

4. Ira: raiva contra alguém, vontade de vingança.

5. Soberba: manifestação de orgulho e arrogância.

6. Vaidade: preocupação excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros.

7. Preguiça: negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário