MÚSICAS INESQUECÍVEIS

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AMOR PLATÔNICO


O amor platônico é o mais incompreendido de todos os conceitos de Platão. As pessoas, que em sua maioria não conhecem a obra de Platão, pensam que amor platônico significa amor ascético ou assexuado.Para Platão o amor é um princípio cósmico. Ele afirmou que o amor é uma escada com sete degraus, que vão do amor por uma pessoa até o amor pelas realidades superiores do universo. Isso não quer dizer que Platão negue o corpo ou o amor físico. Ele apenas afirma que, se eu deixar de ampliar esse relacionamento e não subir até os outros seis degraus, irei permanecer estagnado. Os passos seguintes serão um desdobramento natural da condição humana.

A expressão ganhou nova acepção com a publicação da obra de Sir William Davenant, "Platonic Lovers" ("Amantes platônicos" - 1636), onde o poeta inglês baseia-se na concepção de amor contida em O Banquete de Platão, do amor como sendo a raiz de todas as virtudes e da verdade.


O amor platônico passou a ser entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve. Reveste-se de fantasias e de idealização. O objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem máculas.

Ocorre de maneira freqüente na adolescência e em adultos jovens, principalmente nos indivíduos mais tímidos, introvertidos, que sentem uma maior dificuldade de aproximar-se do objeto de amor, por insegurança, imaturidade ou inibição do ponto de vista emocional.

Amor platônico numa definição intelectual, é um relacionamento bonito e amoroso entre um ser do sexo masculino e do sexo feminino, em que sexo não acontece. Amor platônico seria um fechamento mental de duas pessoas em que sexo não funciona, mas existe um sentimento escondido de amor. Como estas pessoas são mentalmente fechadas umas com as outras, o amor gasta tempo até ser dividido um com o outro, em seus corações, nunca em seu corpos. Quando duas pessoas se encontram sem nenhuma expectativa, se entendem e dividem seus sentimentos, posteriormente podem estar numa relação de amor, sem que haja lugar para a necessidade física; o chamado amor platônico.Amor platônico é uma forma da amizade dar satisfação mental. Um indivíduo necessita de um amigo quem possa amá-lo sem nenhuma expectativa, que possa fornecer um ombro para recostar-se. Esta amizade é chamada de amor platônico porque neste sentimento a atração mútua também está presente.

 pt.shvoong.com › Artes & Humanidades
pt.portal.filosofia.pro.br/o-que--amor-platnico.html
wikipedia.org/wiki/Amor_platônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário