MÚSICAS INESQUECÍVEIS

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"ROCK IN RIO"


O Rock in Rio foi realizado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, Brasil entre 11 e 20 de janeiro de 1985 em área especialmente construída para receber o evento. O local, um terreno de 250 mil metros quadrados que fica no Rio Centro, em Jacarepaguá, ficou conhecido como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infra-estrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas  que frequentaram o evento.

A grande fama do evento deveu-se ao fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, pelo que o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock e do pop internacionais.A repercussão de todo o festival foi tão grande que o Rock in Rio ganhou fama no mundo todo, quase todas as bandas citam até hoje o impacto que foi vir para o Brasil sem saber o que iriam encontrar e acabar se deparando com platéias de mais de duzentas mil pessoas. Realmente um marco na história dos festivais de rock, mais de um milhão de pessoas compareceram ao evento que consumiu em sua produção cerca de doze milhões de dólares.

Quem esteve na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, naquele janeiro de 1985, dividiu espaço com quase 1,5 milhão de pessoas - o equivalente a cinco Woodstocks - e assistiu aos internacionais ACDC, All Jarreau, B52, George Benson, Go Go's, Iron Maiden, James Taylor, Nina Hagen, Ozzy Osbourne, Queen, Rod Stewart, Scorpions, White Snake e Yes.

Dos nacionais, a programação tinha Alceu Valença, Barão Vermelho, Blitz, Eduardo Dusek, Elba Ramalho, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, Ivan Lins, Kid Abelha, Lulu Santos, Moraes Moreira, Ney Matogrosso, Paralamas do Sucesso, Pepeu Gomes e Rita Lee. O ineditismo do evento e a performance dos grupos fez do festival um clássico.

O festival contou com 3 apresentações em território nacional (1985, 1991, 2001), quatro em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010). Em 25 anos de existência, a mostra já colocou 650 bandas em seus palcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário