MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sábado, 13 de novembro de 2010

TROPICALISMO



Tropicalismo

Movimento cultural do fim da década de 60 que, usando deboche, irreverência e improvisação, revoluciona a música popular brasileira, até então dominada pela estética da bossa nova. Liderado pelos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, o tropicalismo usa as idéias do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade para aproveitar elementos estrangeiros que entram no país e, por meio de sua fusão com a cultura brasileira, criar um novo produto artístico. Também se baseia na contracultura, usando valores diferentes dos aceitos pela cultura dominante, incluindo referências consideradas cafonas, ultrapassadas ou subdesenvolvidas.

O movimento é lançado com a apresentação das músicas Alegria, Alegria, de Caetano, e Domingo no Parque, de Gil, no Festival de MPB da TV Record em 1967. Acompanhadas por guitarras elétricas, as canções causam polêmica em uma classe média universitária nacionalista, contrária às influências estrangeiras nas artes brasileiras.
 
O tropicalismo teve por base a tentativa de revelar as contradições próprias da realidade brasileira mostrando o moderno e o arcaico, o nacional e o estrangeiro, o urbano e o rural, o progresso e o atraso, em suma, o movimento não chegou a produzir uma síntese destes elementos, mas buscou traduzir a complexidade fragmentária da nossa cultura.

Buscando "mastigar" e "triturar" tudo, liderado por Gilberto Gil e Caetano Veloso, juntamente de outros como Torquato Neto, Gal costa, Tom Zé, o poeta José Carlos Capenam, o maestro Rogério Duprat, Nara Leão e mais, buscavam incorporar à MPB elementos da música pop, sem esquecer aqueles nomes que prestaram um importante papel no movimento evolutivo da nossa música.

Liberdade é a palavra fundamental do movimento, que revolucionou a música popular brasileira.O deslanchar desse movimento foi no II Festival da Música Popular Brasileira, promovido em outubro de 1967 pela TV Record de São Paulo, com a apresentação de Domingo no parque, de Gil e Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, este que dizia " a esquerda festiva encontrou no festival de 67 sua primeira oportunidade de expor seus recalques e preconceitos". Era algo de novo na ordem da música popular brasileira.

Os principais representantes do tropicalismo foram:

- Caetano Veloso

- Gilberto Gil

- Os Mutantes

- Torquato Neto

- Tom Zé

- Jorge Bem

- Gal Gosta

- Maria Bethânia

Os discos tropicalistas que mais fizeram sucesso foram:
- TROPICÁLIA ou PANIS ET CIRCENCIS - 1968 – Mutantes

- CAETANO VELOSO - 1968

- LOUVAÇÃO - 1967 - Gilberto Gil

- A BANDA TROPICALISTA DO DUPRAT - 1968 - Rogério Duprat

Músicas tropicalistas que fizeram sucesso:

- Tropicália (Caetano Veloso, 1968)

- Alegria, Alegria (Caetano Veloso, 1968)

- Panis et circencis (Gilberto Gil e Caetano Veloso, 1968)

- Atrás do trio elétrico, (Caetano Veloso, 1969)

- Cadê Teresa (Jorge Ben, 1969)

- Aquele abraço (Gilberto Gil, 1969)

Conclusão :
O tropicalismo foi muito importante no sentido em que serviu para modernizar a música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário