MÚSICAS INESQUECÍVEIS

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ORDEM E PROGRESSO SIM !


"Ordem e Progresso" é o lema nacional da República Federativa do Brasil a partir do momento de sua formação. A expressão é o lema político do Positivismo, forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim" (em francês L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but.). Seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).

Foram numerosas as influências do positivismo na organização formal da República brasileira, entre elas o dístico Ordem e Progresso da bandeira; a separação da Igreja e do Estado; o decreto dos feriados; o estabelecimento do casamento civil e o exercício da liberdades religiosa e profissional; o fim do anonimato na imprensa; a revogação das medidas anticlericais e a reforma educacional proposta por Benjamin Constant.

A Ordem e o Progresso , vão além de palavras e conceitos , é o lema de uma nação toda. Este povo brasileiro que acorda cedo e dorme tarde, que ri, que chora, que vibra, que sofre...que mantém a fé em dias melhores  sempre. A Ordem que me refiro, é a disciplina, é o respeito às instituições, às leis, a ordem certa das coisas, o espelho da moral e costumes,  a razão acima de tudo , o caminho, a prudência, o balizamento de nossas atitudes etc. Falar do progresso , é redundante, é ver nosso país atravessar a linha da pobreza, é ver nosso país celeiro do mundo, é ver as conquistas sociais, é ver o povo acreditar que podemos , é aceitar o que fomos, como somos e o que podemos, é o progresso  industrial, econômico, político, é ver a solidariedade deste povo,  é ver a força produtiva do trabalhador brasileiro, é o planejamento , a  inteligência nata do povo brasileiro , a criatividade.

Realmente o cidadão consciente preocupa-se com o destino da sua nação. Todos os brasileiros querem viver dentro do Brasil "Ordem e Progresso", por uma questão de bandeira. O hino nacional fala de uma esperança de paz no futuro. É impossível falar neste assunto sem dizer que Jesus Cristo é a nossa Paz e o Condutor desta nação que tanto é  amada e que vibra quando alguns por ela se entrega à luta e alcançam vitórias de maneira honesta, estes sim são verdadeiros heróis da nação.



Que a “Ordem e Progresso” proporcione condições  para uma aprendizagem constante e para novas conquistas,  baseadas na realidade, revelando as  aptidões de cada brasileiro , desenvolvendo suas habilidades, fazendo sentir-se participante na construção de uma sociedade melhor.
 
O princípio da Ordem e Progresso se divide em dois: um de caráter moral, que é o amor, e o outro de caráter estrutural, que é a ordem, tendo o progresso como finalidade; uma máxima com objetivo da ética, da justiça e da estrutura de vida em sociedade enquanto Estado.


Uma definição da mais bonita e nobre que a condução política de uma república democrática poderia ter.

É interessante observar que o lema inserido na bandeira se aplica muito bem ao gerenciamento de projetos onde existe sempre um equilíbrio instável entre o caos, a ordem, a improvisação e o progresso. Em todo projeto, no seu início, reina o caos e procura-se através do planejamento o estabelecimento da ordem. A ordenação cria a base para o progresso que acaba gerando novamente o caos que requererá um novo choque de ordem através do monitoramento e controle. E, com esse processo chega-se ao final de um projeto bem sucedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário