MÚSICAS INESQUECÍVEIS

terça-feira, 2 de novembro de 2010

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIRCO - O ESPETÁCULO TEM QUE CONTINUAR.


A Academia Brasileira de Circo é uma escola de circo e um espaço para eventos que foi fundado em 12 de outubro de 2004 na Agua Branca, São Paulo - SP, com profissionais oriundos do Circo Spacial.

Hoje está instalada na Av. Nicolas Boer, 120 (ao lado do viaduto Pompéia)

O Circo Spacial foi fundado em 1985 e através dos anos sempre manteve uma escola permanente em sua estrutura para os filhos de artistas e jovens interessados na arte circense. Mas foi em São Paulo que surgiu a oportunidade de realizar o sonho de ter uma escola fixa para melhor atender um público carente de Circo. A Academia Brasileira de Circo possui espaço para eventos, shows, treinamentos, palestras, etc.

MISSÃO

A Academia Brasileira de Circo tem a missão de oferecer sempre a mais descontraída e divertida atividade de aula, espetáculo ou vivência para sua empresa, público ou alunos. Através da arte circense consegue-se deixar de lado todos os problemas e embarcar num mundo de sonho e magia.

Contribuindo para incentivar o bem-estar no cotidiano corporativo , as atividades exercitam as qualidades individuais, refletindo no crescimento contínuo em seu desempenho profissional e pessoal.

A estrutura do circo como o conhecemos hoje teve sua origem em Londres, na Inglaterra. Trata-se do Astley's Amphitheatre, inaugurado em 1770, pelo oficial inglês da Cavalaria Britânica, Philip Astley.


O anfiteatro tinha um picadeiro com uma arquibancada próxima e sua atração principal era um espetáculo com cavalos. O oficial percebeu, no entanto, que só aquela atração de cunho militar não segurava o público e passou a incrementá-la com saltimbancos, equilibristas e palhaços.

O palhaço do lugar era um soldado, que entrava montado ao contrário e fazia mil peripécias. O sucesso foi tanto, que adaptaram novas situações.

Era o próprio oficial Astley quem apresentava o show, vindo daí a figura do mestre de cerimônias.

Hoje em dia a  grande maioria dos artistas mora em  traillers e com sua família desenvolve sua rotina diária: as crianças vão ao colégio, brincam e iniciam seus ensaios para sua futura profissão circense. Os pais cuidam dos afazeres do dia-a-dia, além dos ensaios no picadeiro.


As crianças do circo, além de ensaiar desde pequenas com seus pais ou com seus mestres circenses na escola permanente que é o circo, estudam também em escolas regulares em todas as cidades visitadas. Um direito conquistado pelos circenses para acesso as escolas através de uma lei federal.

Nas grandes cidades muitas vezes o circo não consegue mais atrair aquele público de antigamente, geralmente ele concorre com os shoppings, que se tornaram o programa principal de muitos cosmopolitas. As crianças fascinadas pela tecnologia encontrada em video-games e lan-houses não vêem tanto atrativo assim no circo, como na época de nossos pais e avós. O incentivo por parte do governo também é um fator relevante nos problemas enfrentados pelo circo, na maioria das vezes o circo arca com toda os custeios desde o aluguel de espaço, a manutenção, a divulgação e outras coisas mais que poderiam ser patrocinadas ou incentivadas pela iniciativa pública.


O Festival Mundial de Circo do Brasil, realizado anualmente, que surgiu com a constatação de que a arte circense se mantém viva e intensa em nosso país e que, fazia-se necessário um evento que reunisse todas as tendências dessa importante manifestação cultural. O desafio é estimular as novas gerações e o aprendizado dessa arte como possibilidade real de inclusão social e de geração de emprego e renda.


Quem nunca se encantou com o globo da morte, o homem bala, o mistério dos grandes mágicos, o talento das contorcionistas e o dom de fazer palhaçadas e aquela famos frase "Respeitável público". Que tal se trocássemos uma ida ao shopping para dar um pulinho no circo e ver espetáculos únicos que nos dão uma grande lição de superação e capacidade humana? O espetáculo não pode parar, o circo precisa continuar e isso também está em nossas mãos, dê você também um incentivo ao circo, leve seus filhos, faça-os conhecer este mundo que já encantou e fez muito feliz a vida de nosso pais e avós.

Festival Mundial de Circo


O Festival Mundial de Circo iniciou a sua trajetória em 2001 reunindo em Belo Horizonte/MG, artistas brasileiros e de vários cantos do mundo para celebrar o circo. Era o primeiro festival internacional no Brasil dedicado exclusivamente a essa arte. Recebeu em 2001 o prêmio Gentileza Urbana, concedido pelo IAB/MG e obteve apoio da UNESCO, Ministério da Cultura, FUNARTE, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.


Já contou com a participação dos maiores nomes do circo mundial como o circo americano Ringling Bross e o internacionalmente conhecido Cirque du Soleil, além de artistas e grupos de diversos países como Argentina, Uruguai, Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Quênia, Gana, Rússia, França, Portugal, Inglaterra, Itália, Bélgica, Espanha, Cuba e de todas as regiões do Brasil.

http://www.academiadecirco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário