MÚSICAS INESQUECÍVEIS

domingo, 7 de novembro de 2010

CHERNOBYL : 24 ANOS E A TRAGÉDIA QUE O MUNDO QUER ESQUECER.

Chernobil, Chernobyl ou Chornobyl (em ucraniano Чорнобиль) é uma cidade ao norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia. O nome da localidade significa "grama negra".

Em 26 de Abril de 1986, explodiu um reator da central de Chernobyl que libertou uma imensa nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente . Ironicamente, o acidente se deu durante o teste de um mecanismo de segurança que garantiria a produção de energia em caso de acidentes. A explosão ocorreu quando o sistema era testado em um dos blocos da usina, provavelmente devido à instabilidade do reator provocada por uma combinação de erros humanos na sua operação e sua construção estar incompleta à época.

Com o ocorrido, a usina de Chernobyl liberou uma quantidade letal de material radioativo que contaminou uma quilométrica região atmosférica. Em termos comparativos, o material radioativo disseminado naquela ocasião era assustadoramente quatrocentas vezes maior que o das bombas utilizadas no bombardeio às cidades de Hiroshima e Nagasaki, no fim da Segunda Guerra Mundial. Por fim, uma nuvem de material radioativo tomava conta da cidade ucraniana de Pripyat.

Autoridades soviéticas organizaram uma mega operação de limpeza composta por 600 mil trabalhadores. Nesse mesmo tempo, helicópteros eram enviados para o foco central das explosões com cargas de areia e chumbo que deveriam conter o furor das chamas. Além disso, foi necessário que aproximadamente 45.000 pessoas fossem prontamente retiradas do território diretamente afetado.Nos territórios contaminados, foram retiradas aproximadamente 200 mil m² de granito; 2500 km de estradas foram asfaltados e alguns vilarejos foram destruídos e soterrados. Mesmo assim, não foi possível a reocupação de todas as áreas que foram contaminadas.  5 milhões de hectares de terras foram inutilizados, e houve contaminação significativa de florestas.

Logo após as primeiras ações de reparo, foi construído um “sarcófago” que isolou as ruínas do reator 4. Enquanto isso, uma assustadora quantidade de óbitos e anomalias indicava os efeitos da tragédia nuclear.
Buscando sanar definitivamente o problema da contaminação, uma equipe de projetistas hoje trabalha na construção do Novo Confinamento de Segurança. O projeto consiste no desenvolvimento de uma gigantesca estrutura móvel que isolará definitivamente a usina nuclear de Chernobyl. Dessa forma, a área do solo contaminado será parcialmente isolada e a estrutura do sarcófago descartada.

Apesar de todos estes esforços, estudos científicos revelam que a população atingida pelos altos níveis de radiação sofre uma série de enfermidades. Além disso, os descendentes dos atingidos apresentam uma grande incidência de problemas congênitos e anomalias genéticas.

Um relatório divulgado pela ONU em setembro de 2005 afirmava que o número de falecidos chegou a 4 mil na Ucrânia, Bielorrússia e Rússia por causa dos cânceres provocados em conseqüência das radiações de Chernobyl.

Porém, o balanço recebeu muitas críticas, como as do grupo ecológico Greenpeace, que o qualificou de campanha de desinformação insultante para as vítimas. Um estudo elaborado por cientistas britânicos, divulgado no dia 11 de abril em Kiev, calcula o número de mortes relacionadas a Chernobyl entre 30 e 60 mil.

Dados apresentados por cientistas apontam para que mais de 500 mil de pessoas nas próximas gerações possam continuar a ser afectadas pelo maior acidente do género da história da humanidade. Actualmente, a radioactividade libertada é associada a aproximadamente dois mil casos de cancro na tiróide.Cientistas israelitas e ucranianos também descobriram evidências de que pequenas doses de radiação poderiam provocar mudanças no DNA humano e que estas passam para futuras gerações. As análises a crianças, que nasceram depois da explosão de Chernobyl - descendentes de pais que limparam o reactor da central nuclear russa - registaram um grande aumento de mutações, que poderão ser de longa duração, revelou um estudo. O estudo também encontrou factores que decréscimo dos efeitos como a passagem do tempo entre a exposição e a concepção e a duração do trabalho dos daqueles que limparam o reactor. A nuvem de radioactividade que surgiu depois da explosão na Ucrânia continha gás xenónio e césio inactivos, mas a maioria dos componentes era isótopos radioactivos de iodo.
http://grandefabrica.blogspot.com/2005/04/consequncias-de-chernobyl.html
www.viagravata.com.br/chernobyl.html
pt.wikipedia.org/wiki/Chernobyl

Nenhum comentário:

Postar um comentário