MÚSICAS INESQUECÍVEIS

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O MEDO


Trecho de A Coragem de Confiar,
de Roberto Shinyashiki

O medo é uma emoção natural e fundamental para o ser humano, experimentada diante de um estímulo concreto de ameaça. Mas o tipo de medo de que vamos tratar não é essa emoção que mostra que temos de nos proteger, mas, sim, um estado permanente de insegurança. É o que chamamos de falso medo.

- Roberto, então existe um medo autêntico e outro falso?

O psiquiatra canadense Eric Berne afirma que as emoções se dividem em duas categorias: as autênticas e as falsas.

O medo é autêntico quando ele aparece, nos avisa de um perigo à vista e sai da frente. Um medo é falso quando aumenta e permanece conosco por muito tempo.

Vou dar um exemplo: você pode sentir medo da demissão numa situação de corte em massa na empresa em que trabalha. Mas, a partir desse medo, você pode fazer uma análise da qualidade do seu trabalho, melhorar sua produtividade e confiar que a empresa valorizará um profissional competente e comprometido como você. Nesse caso, você sentiu medo, cuidou do aviso e o medo desapareceu. Ou seja, esse é um medo autêntico, situacional e temporário. No entanto, vamos imaginar que você entra em pânico e passa a trabalhar todos os dias preocupado, ficando com insônia por causa do medo de perder o emprego. Depois de algum tempo, você acabará demitido porque seu desempenho ficou fraco. Ou seja, o medo falso prejudicou seu trabalho.

O medo autêntico é saudável. Se você nunca sente medo, alguma coisa está errada com seus sentimentos. Mas o medo falso é uma algema em sua alma, que atrapalha sua vida.

As pessoas que estão sozinhas vivem preocupadas porque estão sozinhas, da mesma maneira que a maioria que tem um companheiro vive angustiada com os problemas do relacionamento. Poucas vivem seu momento afetivo com a certeza de que estão vivendo o amor e aprendendo a amar.

Se deixar o medo ocupar seu coração, você nunca conseguirá celebrar de verdade uma vitória, porque no momento seguinte ao do bom resultado a insegurança lançará dúvidas em sua mente.

A palavra "medo" em inglês é fear, e algumas pessoas dizem que esse termo reúne as iniciais da expressão False Evidence Appearing Real. Ou seja, "Falsa evidência com aparência real". A pessoa coloca na cabeça que algo vai dar errado e aí começa a procurar provas de que vai fracassar. E, à medida que dá energia e crédito a isso, a coisa se agiganta a ponto de parecer real.

Muitas vezes, uma simples frase com aparência de raciocínio lógico esconde a insegurança da pessoa.
Quando você reconhece a fragilidade de seu medo imaginário, ele desaparece, assim como a escuridão desaparece quando se acende uma luz, ou como a angústia desaparece quando a pessoa faz uma oração.

Não deixe que suas inseguranças destruam sua vida. A angústia não pode impedir que seus sonhos floresçam. Sua inquietação não pode travar o avanço de seus projetos.

A sensação de solidão não pode ser uma barreira para fazê-lo deixar de enxergar quantas pessoas maravilhosas querem compartilhar a vida com você.

O medo não pode cortar a conexão com sua alma. Quando a alma não é ouvida, você fica doente. A preocupação, a angústia e a depressão acontecem quando você não respeita sua alma.

A insegurança nunca levou ninguém ao topo. Ao contrário, ela sempre puxa o tapete de quem quer progredir. Portanto, não deixe que ela domine os seus pensamentos. Avance para seus objetivos com o coração aberto para seu propósito nesta vida!

Extraido do livro - A Coragem de Confiar (Roberto Schinyashiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário