MÚSICAS INESQUECÍVEIS

terça-feira, 30 de novembro de 2010

AIDS : COMBATE E PREVENÇÃO

De acordo com a Unicef, Cerca de 370 mil bebês nascem com o vírus HIV transmitido pela mãe em todo o mundo, sendo a maioria na África. A doença é a principal causa de morte de mulheres em idade fértil no mundo e uma das responsáveis pela mortalidade materna nos países com epidemia de aids.

Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou novas orientações para o tratamento de gestantes e crianças portadoras do vírus, com o intuito de ampliar o acesso aos antirretrovirais a esses grupos.

Cerca de 16 milhões de pessoas no mundo consomem drogas injetáveis, das quais 3 milhões estão infectadas pelo vírus da Aids, segundo a Federação Internacional da Cruz Vermelha. Segundo dados da Unaids (programa da ONU para o combate à doença), em 2009 cerca de 40% dos consumidores de drogas injetáveis viviam na China, na Rússia e nos Estados Unidos. No entanto, os viciados em drogas que têm o vírus da Aids são especialmente numerosos em 5 países: China, Malásia, Rússia, Ucrânia e Vietnã, aponta o relatório. O documento adverte que a injeção de drogas associada ao comércio do sexo aumenta o risco de difusão da Aids entre a população geral.

Relatório Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids ( Unaids ) mostra , pela primeira vez, um declíniona expansão da doença no mundo. Segundo o levantamento, 2,6 milhões de pessoas contraíram o vírus da Aids em 2009, um número quase 20%  menor que os 3,1 milhões  de  casos registrados  em 1999.

O documento revela ainda que, no ano passado, morreram 1,8 milhões de pessoas  em decorrência de doenças relacionadas à Aids.

A declaração do papa Bento XVI de que o uso da camisinha é justificado em alguns casos foi bem recebida por membros da igreja católica e autoridades de combate à aids de todo o mundo.A agência da ONU contra a aids, a Unaids, elogiou os comentários do papa, mas alertou que esse foi apenas o primeiro passo na direção de tornar o uso da camisinha aceitável entre os católicos. "Esse é um passo significativo e positivo tomado pelo Vaticano", afirmou o diretor executivo da Unaids, Michel Sidibe, em um comunicado. "A atitude reconhece que o comportamento sexual responsável e o uso de camisinha têm papel importante na prevenção do HIV", disse.

O 1º de dezembro foi escolhido para ser o Dia Mundial de Luta Contra Aids pela Assembleia Mundial de Saúde, em 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data entrou no calendário oficial a partir de 1988, por meio de uma portaria do Ministério da Saúde. A intenção de marcar esse dia é relembrar o combate à doença, despertar a consciência da necessidade da prevenção e aumentar a compreensão sobre a pandemia.

O médico infectologista e professor de medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Jean Gorinchteyn, lançou recentemente um livro intitulado "Sexo e Aids depois dos 50" no qual discute varias questões ligadas ao tema. Autoridade no assunto, o médico afirma que hoje 80% das pessoas comprometidas com o HIV são homens.

A mulher ainda é uma parcela muito pequena, pois vivenciam situações diferentes em relação aos homens, principalmente porque na terceira idade elas estão na menopausa, fase muito complicada que desencadeia problemas de libido, que reduzem a disposição para o sexo.

O infectologista alerta que a doença pode ser disseminada ainda de outras maneiras, sendo, por isso, um problema de cunho social. "Todos devem se conscientizar e é fundamental que todos usem a camisinha, não importa se jovens ou idosos, sendo que para este último grupo é importante reforçar que eles passem a ter o hábito da prevenção, pois os tempos mudaram".

Estima-se que para cada soropositivo existam outros cinco infectados com o vírus sem saber. No Brasil, a estimativa é de que existam 630 mil pessoas infectadas pelo HIV, das quais 400 mil não conhecem sua sorologia.

O vírus HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas, de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação e por transfusão de sangue. “Ele não é transmitido pelo beijo, abraço, aperto de mão, portanto, as pessoas não devem ter preconceito em relação aos soropositivos”.


CURIOSIDADE:
A tuberculose ainda é um dos grandes desafios da saúde pública do mundo contemporâneo. É considerada a quarta causa de morte por doenças infecciosas e a primeira em pacientes com HIV positivo.

ALGUNS SITES INTERESSANTES SOBRE AIDS:

http://209.143.138.53/positivo -> Site da Lista Positivos
http://members.tripod.com/cedus -> Site do Cedus
http://www.pelavidda.org.br/ -> Grupo PelaVidda
http://www.ibase.org.br/~abia -> Site da ABIA
http://www.aborda.org/ -> Redução de Danos

Nenhum comentário:

Postar um comentário