MÚSICAS INESQUECÍVEIS

terça-feira, 22 de setembro de 2015

SKINHEADS

Atualmente , temos skinheads de todos os estilos: há os skinheads que curtem a vida sem manifestar preconceito para com seu semelhante e aqueles que demonstram uma animosidade extrema para com os  que se diferem de alguma forma, como a cor da pele. 
É comum os meios de comunicação e muitas pessoas associarem a palavra skinhead às agressões fascistas e grupos neonazistas,  ressalta-se porém,  que tradicionalmente os verdadeiros skins têm estado sempre à margem dessas atitudes condenáveis de agressões contra o próximo. Portanto, ao ouvir a expressão skinhead ou ao ver um simpatizante dessa cultura, não é bom rotulá-lo como a mídia faz, primeiramente devemos saber se aquele skin pertence à cultura originária na década de 60 ou aos grupos nascidos na fragmentação do movimento na década de 80.

É uma subcultura originária dos jovens da classe operária no Reino Unido no final dos anos 60, e mais tarde espalhada para o resto do mundo. Chamados desta forma devido ao corte de cabelo, os primeiros skinheads se originaram dos mods britânicos, e foram fortemente influenciados pelos rude boys jamaicanos que imigraram para a Inglaterra nessa época, em termos de moda, música e estilo de vida.
No final dos anos 70, entretanto, a raça e a política viraram fatores determinantes, gerando divergências e divisões entre os skinheads. 

A moda skinhead apresenta um estilo particular de se vestir (que costuma incluir botas e/ou suspensórios), o culto à virilidade, ao futebol e ao hábito de beber cerveja. A cultura skinhead é também ligada à música, especialmente skaskinhead reggae e streetpunk/oi!, mas também punk rock e hardcore punk.
há pelo menos 3 tipos de skinhead pelo mundo:
1-A maioria deles são os chamados "tradicionais", que acreditam nos valores originais do skinhead. Muitos são o que se chama de "Espírito de 69", ou seja, procuram reproduzir exatamente os skins dos anos 60 e ouvem apenas reggae e ska. Outros são mais ligados ao Oi, e a maioria gosta tanto de Oi!, quanto de punk 77, reggae, ska, soul, etc... A política fica em segundo plano, e todos são contrários ao racismo.


2-Há também os skins assumidamente de esquerda, que podem ser "Sharp" (radicalmente anti-racistas que confrontam nazis) ou "Rash" (skins anarquistas ou comunistas). Estes, convivem mais ou menos bem com os tradicionais, e ouvem as mesmas coisas, mas há um certo conflito, pois os "trads" chamam eles de fanáticos e eles chamam os "trads" de alienados...


3- Os skins nazis, que em geral usam visual diferente, curtem som diferente (puxado para o hard rock) e frequentam baladas diferentes. São universalmente detestados...


O Skinhead, tradicionalmente, é um movimento que nasceu de uma interação amistosa entre imigrantes e nativos. O movimento foi fruto do contato da cultura imigrante negra Jamaicana (os Rude Boys) com os filhos operários britânicos.


Os extremistas xenófobos surgiram bem depois, cooptados pelos partidos de extrema direita como o National Front.


Apropriaram do modo de se vestir e do termo Skinhead, subvertendo-o, e apesar de serem uma minoria, um dos principais motivos do termo Skinhead ser relacionado somente a essas células racistas é o sensacionalismo midiático, e a incrível tendência das pessoas em generalizar o termo.


A idéia original não era nem política (nem de esquerda, e muito menos de direita), e sim restritamente relacionado a música e ao visual típico. Uma das figuras ícones dos Skinheads Originais é Laurel Aitken, um negro jamaicano e imigrante, considerado o padrinho do Ska.




OS INTOLERÁVEIS:

Os skinheads, ou carecas, são jovens simpatizantes do nazismo, que se mostram intolerantes com minorias, violentando negros, judeus e homossexuais.


No Brasil, o mais conhecido é o Carecas do ABC, responsável pela morte do adestrador Edson Neris da Silva, na Praça da República no centro de São Paulo. Outros grupos conhecidos são os Carecas do Subúrbio e os Carecas do Brasil.


Alguns skinheads chegam a mandar carta bombas a seus inimigos, como foi o caso de José Eduardo Bernardes da Silva, representante da Anistia Internacional, que recebeu em sua casa, uma carta bomba.


Os skinheads na Europa, geralmente situados na Alemanha, Áustria, França e Itália, eles têm atacado bastante estrangeiros e imigrantes. Há algumas áreas chamadas que se algum estrangeiro ou até um nativo do país entrar, ele pode não sair vivo. Estas áreas se chamam No-Go-Areas.


No BRASIL , representam um enorme risco à segurança das pessoas. Eles pensam que os negros, emos, nordestinos e judeus são inferiores a eles e acabam agredindo os mesmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário