MÚSICAS INESQUECÍVEIS

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Atobás (alcatraz) de pés azuis - Booby Azul-footed

~~Blue-footed Booby | Galapagos Islands by Burt Johnson~~:

O nome em inglês "Booby",vem da palavra espanhola "bobo", que significa idiota ou bobo, referindo-se à forma desajeitada dos atobás em terra. No entanto, no ar o atobá-de-pés-azuis é uma ave forte e ágil, forrageando pelas imersão-mergulho em água, muitas vezes de uma altura considerável.

Os atobás são aves de médio a grande porte, com comprimento 64 a 100 cm de comprimento e peso até 3,6 kg. Algumas espécies apresentam dimorfismo sexual sendo as fémeas maiores e mais pesadas que os machos. A plumagem é muito variável de espécie para espécie, mas geralmente é em tons de castanho e preto, sendo branca na zona ventral. As asas são longas e adaptadas a longos voos e posicionadas na metade posterior do corpo. O bico tem forma cónica e bordos serrados. Os adultos não têm penas na zona da face e garganta, que pode ser muito colorida, tal como as patas, em tons de azul, encarnado ou laranja






Nas Ilhas Galápagos e ao largo das costas ocidentais da América do Sul e Central, vivem estas curiosas aves com umas patas azuis impressionantes muito úteis para os machos na época de acasalamento: quanto mais azuis forem as patas, mais atraentes são para as fêmeas.

As patas azuis são famosas devido à suas danças de acasalamento: quando querem acasalar, o macho mostra as patas à fêmea e, se esta gostar delas, começa a dançar e assobiar.  Após o acasalamento, costumam depositar entre um a três ovos dos quais cuidarão, cobrindo-os com as suas patas como proteção. Costumam pescar em grupo e podem voar longas distâncias em alto mar em busca de bancos de peixes.

São mergulhadores excepcionais, quando encontram as suas presas, rapidamente mergulham na água de uma grande altura, retraindo as suas asas. É uma espécies protegidas nos Galápagos e tem uma vida média de 17 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário