MÚSICAS INESQUECÍVEIS

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

OS FILMES SNUFF: VOCÊ SABE O QUE É?

Filmes snuff são filmes que mostram mortes ou assassinatos reais de uma ou mais pessoas, sem a ajuda de efeitos especiais, para o propósito de distribuição e entretenimento ou exploração financeira.
Snuff movie é um tipo de filme que supostamente traria o registro de algum assassinato real premeditado. Não há provas da existência deles, mas há lendas urbanas, filmes e livros a seu respeito. No roteiro de um snuff movie as cenas dos crimes não seriam encenadas, elas aconteceriam de fato.

snuff movie no cinema...
Esta temática começou a surgir com força na indústria cinematográfica no final da década de 70 com o filme “Hardcore”, de Paul Schrader. Entretanto, o clássico mesmo é a produção italiana de 1980, “Cannibal holocaust” , cujo diretor, Ruggero Deodato, chegou a ficar preso até comprovar que os atores estavam vivos e tudo não passava de truques cenográficos. Depois deste caso do cinema italiano, esse país passou a tentar explorar  gênero e nos anos 80 a Itália chegou a produzir cinema pornográfico com nuances de snuff, uma bizarrice sem tamanho.
De acordo com os professores dos cursos de cinema de todo o mundo, dentro da indústria em si, só podemos classificar um caso de filme snuff, e que mesmo assim não foi parar nas telas grandes de todo planeta: a morte em cena do ator Brandon Lee , em 1993, enquanto filmava “O corvo”.

Uma das cenas filmadas para o filme requeria que uma arma fosse carregada, engatilhada e apontada para a câmera, mas, por causa da curta distância do tiro, a munição carregada era de verdade, mas sem pólvora. Após a realização desta cena, o assistente do armeiro limpou a arma para retirar as cápsulas, derrubando um dos projéteis no cano. A arma foi carregada com festim (que normalmente tem duas ou três vezes mais pólvora do que um projétil normal, para fazer um barulho alto). Lee entrou no set com um saco de supermercado contendo uma bolsa explosiva de sangue artificial. O projétil que estava preso no cano foi involuntariamente disparado em Lee, atravessando o saco que ele trazia, causando perfurações em seus órgãos internos e partindo sua coluna vertebral, causando sua morte por hemorragia interna, mesmo com a desesperada tentativa de uma cirurgia de seis horas para retirar a bala. Houve rumores de que os negativos com a filmagem de sua morte teriam sido destruídos sem que nunca fossem revelados, surgindo outra lenda urbana do cinema.

REALIDADE

Em julho de 2007, um vídeo surgiu na internet onde um homem de 48 anos foi assassinado com diversos golpes de martelo na cabeça, mais tarde foram identificados os assassinos: Viktor Sayenko e Igor Suprunyuck, mais conhecidos como “maníacos de Dnepropetrovsk” (foto abaixo). O vídeo de cerca de sete minutos mostrava Sergei Yatzenko levando repetidas marteladas na cabeça, e posteriormente perfurado com uma chave de fenda. Neste caso, para quem tem estômago, há vários vídeos destes dois delinquentes matando gatos e cães de maneira cruel.
Maníacos de Dneproprtrovsk é a denominação que a mídia deu aos assassinos responsáveis por uma série de assassinatos em Dnepropetrovsk, na Ucrânia, nos meses de junho e julho de 2007. O caso ganhou notoriedade devido às gravações de alguns assassinatos, que acabaram caindo na rede. Dois jovens de 19 anos, Viktor Sayenko e Igor Suprunyuck foram acusados por cometerem 21 assassinatos.

Embora existam muitos filmes que de fato mostram mortes reais, a existência de uma indústria financeira em torno deste tipo de filme geralmente é vista como uma lenda urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário