MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

COMBATE AO FUMO

cinco milhões de pessoas morrem por ano no mundo por doenças decorrentes do tabagismo, 200 mil só no Brasil. 70% dos óbitos por câncer de pulmão acontecem por causa do cigarro e 42% das doenças respiratórias.

Se você parar de fumar agora, daqui a 20 minutos, sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; daqui a 2 horas, a nicotina do seu sangue irá sumir; daqui a 8 horas, o nível de oxigênio do seu sangue normalizará; daqui a 2 dias, o seu olfato e paladar melhorarão; daqui a 3 semanas, sua respiração ficará mais fácil e a circulação melhorará; e daqui 5 anos ou 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou.

No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. 

O uso constante do tabaco pode causar dependência em virtude da presença de nicotina, que, além de todos os malefícios já descritos, é capaz de causar dependência similar àquela provocada pela cocaína. Isso faz com que parar de fumar torne-se um grande problema, que pode até mesmo não ter solução. 

Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças, tais como - tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças.

A exposição involuntária à fumaça do tabaco pode acarretar desde reações alérgicas (rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma) em curto período, até infarto agudo do miocárdio, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica) em adultos expostos por longo período.

As crianças fumantes passivas sofrem bastante com a exposição à fumaça dos cigarros dos pais. Estudo da OMS demonstrou que filhos de pais fumantes apresentam um risco elevado em 70%, se a mãe for fumante, e em 30% se o fumante for o pai, de apresentarem infecções respiratórias (pneumonia, broncopneumonia, sinusite), infecção do ouvido médio, crises de asma brônquica, síndrome da morte súbita infantil e até doença cardiovascular e câncer de pulmão na idade adulta, mesmo sem serem fumantes.

DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA 

Caracteriza-se pela necessidade de acender um cigarro com o intuito de aliviar suas tensões tais como angústia, ansiedade, tristeza, medo, estresse, preocupação, ou até mesmo em momentos de depressão. O fumante passa a encarar o cigarro como uma “válvula de escape”, uma solução mágica dos seus problemas ou mesmo uma fuga desses. Ele passa a preencher um espaço que se encontra vazio, sendo muitas vezes encarado como um companheiro em momentos de solidão.


FONTE:http://capec.org.br/ -  http://www.inca.gov.br/vigescola

Nenhum comentário:

Postar um comentário