MÚSICAS INESQUECÍVEIS

domingo, 30 de agosto de 2015

Timidez

Por que algumas pessoas são tímidas

Não há causa única. Para alguns a causa pode ser situações vividas onde o relacionamento interpessoal possa ter sido prejudicado, para outros pode ser característica de personalidade, ou também podem ser tímidos pessoas que não tiveram oportunidade de treinar habilidades sociais.

A timidez é hereditária?

Pode ser, mas quando falamos de  personalidade nos referimos a características que existem desde o nascimento, mas não necessariamente recebido do pai ou da mãe, seria simplesmente a forma como aquela pessoas tipicamente se comporta independente se os pais são tímidos ou não. Creio que timidez dos pais influencia mais no quesito ambiental, pois eles terão dificuldade em ensinar algo que não costumam fazer. Como a educação de uma criança tem fortes influencias dos exemplos que os pais oferecem, filho de tímidos teriam menos pessoas em quem se espelhar para copiar comportamentos extrovertidos.

Características da pessoa tímida

Cada tímido pode ter suas características próprias, mas de forma geral podemos encontrar: Dificuldade em expressar seus sentimentos e necessidades, medo de ser julgada, pavor em ser observada.

O que pode ajudar a melhorar a timidez

Cada pessoa terá sua necessidade específica, para alguns pode ser:
1- Respeitar a si mesmo. Entender que cada um tem seu jeito de ser, mas pode tentar mudar a si mesmo caso sua timidez esteja prejudicando em algum aspecto importante de sua vida como diminuição de oportunidades profissionais, falta de bons relacionamentos amorosos, falta e companhia para sair e se divertir, etc.
 2- Dar-se o direito de avançar a cada dia um passo no caminho da superação da timidez. Estabeleçer pequenas metas como, por exemplo, cumprimentar o porteiro com um tom de voz mais alto, elogiar a roupa de uma colega de trabalho, etc.
 3- Conversar com seus próprios pensamentos. Identificar qual pensamento  pode estar por trás dos comportamentos introvertidos, como por exemplo, recusou o convite de tomar café com um colega de trabalho. Identifique o que lhe passou, intimamente, em sua cabeça que o levou a não ser mais expansiva neste momento, será que pensou que o colega só a convidou por educação?
4- Rebater os pensamentos limitantes. Por exemplo, quando percebeu que não aceitou um convite por considerar que a pessoa só convidou por educação rebata este pensamento com argumentos fortes como por exemplo: “E daí? Isso significa que a pessoa quer ser educada comigo, isto não e bom? Posso aproveitar a oportunidade e mostrar que o convite valeu apena.”
 5- Escrever suas metas comportamentais. Colocar de forma bem clara como gostaria que seu comportamento fosse, como por exemplo: “Rir espontaneamente quando contarem uma piada”. Assim você conseguirá identificar qual comportamento deve desenvolver.
 6- Imaginar cenas manifestando vários comportamentos extrovertidos. Assim seu cérebro começa a ser treinado a aceitar estes comportamentos como naturais.
 7- Observar o que gostaria de receber das pessoas e dê a elas em primeiro lugar. Não ficar na expectativa de ser bem tratado para só depois tratar bem alguém, se percebe que gostaria que lhe oferecessem um bombom compre um bombom e ofereça a alguém.
 8- Diminuir suas criticas em relação as outras pessoas. Normalmente o tímido teme criticas e como autodefesa se torna um critico, criando um circulo vicioso.
 9- Caso não consiga sozinho lembre que existem profissionais que são especialistas no comportamento humano.
A timidez, na psicanálise é vista como uma percepção men­tal distorcida que só faz sentido em função da presença, e em especial “do olhar do outro”.Quando a criança recebe demasiadas criticas e julgamentos por seu jeito de ser, diferente das outras, começa a criar uma imagem de si mesma negativa.
Por exemplo, meninos que gostam de brincadeiras de meninas, ou são sensíveis enfrentam um grande medo de seus pais. A descoberta do homossexualismo também pode gerar uma grande timidez e mudanças de comportamento quando isso não é tolerado pela família. Noutros casos, a criança não recebe os estímulos sociais necessários para desenvolver-se socialmente, por já nascer em uma família de poucos relacionamentos ou convívio social. Nesse caso vai ter dificuldade de se enturmar e auto-expressar-se.
A psicanalise é um tipo de terapia que trabalha os complexos, frustrações e distorções da realidade, analisando as causas inconscientes, desde a vida intra uterina. Adap­tada a todas as idades, revela-se muito eficaz, pois a pessoa fortalece sua psique para lidar progressivamente com as situações ameaçadoras. Utilizam-se também técnicas que ajudam no controle da ansiedade, como relaxamento e meditação. Com a terapia é possível aprender a expressar-se sem receios, as virtudes e defeitos. Assim se enriquece o contato com os outros, ampliando os horizontes sociais.
fonte: www.mentefeliz.com.br/
          www.marisapsicologa.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário