MÚSICAS INESQUECÍVEIS

terça-feira, 29 de setembro de 2015

ANOREXIA NERVOSA E BULIMIA



O que é Anorexia Nervosa?
É um transtorno alimentar em que a pessoa priva-se de se alimentar, levando-a a um emagrecimento a níveis abaixo do peso mínimo normal. Essas pessoas, na maioria mulheres, têm plena convicção de que são gordas e a idéia de virem a ganhar gramas, as apavora e gera angústia. O peso corporal é uma obsessão e o pensamento gira sempre em torno de comida.

As anoréxicas desenvolvem rituais estranhos em torno da alimentação e muitas vezes comem escondido. Outra obsessão são os exercícios físicos que chegam a ser praticados em exagero para acelerar a perda de peso e compensar o mínimo de ingesta alimentar.

A Anorexia Nervosa faz com que a vivência da forma do corpo seja distorcida e gera sofrimento. Chegam a necessitar de internamento hospitalar devido ao risco de óbito pela baixa ingesta alimentar.

Anorexia Nervosa esta associada á depressão e por isso é tratada com antidepressivos. A psicoterapia atua sobre esses fatores e ajuda o indivíduo a previnir e identificar recaídas.
Consequências

MULHERES:
. Em muitos casos acabam por perder a identidade;
. Há uma tendência para o suicídio;
. Uma verdadeira desmotivação de vida;
. São levadas a uma desnutrição grave;
. a uma paragem cardíaca, devido a uma baixa de potássio no sangue.
. A adolescente anoréctica envelhece prematuramente;
. os cabelos caiem;
. a pele seca enrruga-se;
. as unhas ficam quebradiças;
. o pulso é mais lento (por vezes menos de 60 pulsações), as extremidades estão geralmente frias;
. a tensão arterial baixa;
. os períodos menstruais tornam-se extremamente irregulares.

HOMENS:
. perda de capacidade de erecção;
. perda gradual do desejo sexual;
. ingestão quase exclusiva de frutas e saladas;
. tendência para maior agressividade e isolamento social;
. hiperactividade física;
. perturbações do sono.
O que é a Bulimia ?

É um transtorno alimentar em que o indivíduo tem episódios frequentes de ingesta alimentar compulsiva. Em pouco tempo o bulímico consome grande quantidade de alimentos e de preferência, alimentos hipercalóricos.
Come muito rápido e chega a passar mal, pois ingere grandes quantidades de comida num período de tempo determinado. Para compensar a ingesta alimentar exagerada, o bulímico faz longos períodos de jejum, induzem vômitos, usam laxantes, diuréticos, enemas e praticam exercícios físicos de forma obsessiva.

Como na Anorexia Nervosa , há a interrupção da menstruação; o interesse exclusivo por alimentos e calorias e rituais alimentares; obsessão por exercícios físicos; a presença de depressão grave e o comer escondido como prática comum.

No aspecto psicoterápico a questão gira em torno do controle, que surge excessivo nos jejuns e desaparece por completo nas compulsões. È quase regra que o bulímico padeça de sentimento de culpa após seus rituais de comer compulsivo e tenha dificuldades nos relacionamentos interpessoais.

FIQUE POR DENTRO:

As mulheres são largamente mais acometidas pela anorexia, entre 90 e 95% dos casos são mulheres. A faixa etária mais comum é a dos adultos jovens e adolescentes podendo atingir até a infância, o que é bem menos comum. A anorexia é especialmente mais grave na fase de crescimento porque pode comprometer o ganho esperado para a pessoa, resultando numa estatura menor do que a que seria alcançada caso não houvesse anorexia. Na fase de crescimento há uma necessidade maior de ganho calórico: se isso não é obtido a pessoa cresce menos do que cresceria com a alimentação normal. Caso o episódio dure poucos meses o crescimento pode ser compensado. Sendo muito prolongado impedirá o alcance da altura geneticamente determinada. Na população geral a anorexia atinge aproximadamente 0,5%, mas suspeita-se que nos últimos anos o número de casos de anorexia venha aumentando. Ainda é cedo para se afirmar que isto se deva ao modelo de mulher magra como o mais atraente, divulgado pela mídia, esta hipótese está sendo extensivamente pesquisada. Para se confirmar se a incidência está crescendo são necessários anos de estudo e acompanhamento da incidência, o que significa um procedimento caro e demorado. Só depois de se confirmar que o índice de anorexia está aumentando é que se poderá pesquisar as possíveis causas envolvidas. Até bem pouco tempo acreditava-se que a anorexia acontecia mais nas sociedades industrializadas. Na verdade houve falta de estudos nas sociedades em desenvolvimento. Os primeiros estudos nesse sentido começaram a ser feitos recentemente e constatou-se que a anorexia está presente também nas populações desfavorecidas e isoladas das propagandas do corpo magro.

3 comentários:

  1. My relatives all the time say that I am killing my time here at net, except I know I am getting familiarity
    every day by reading such nice posts.

    My web site :: Acid reflux remedies - seapp.ihandssocial.com -

    ResponderExcluir
  2. Unquestionably believe that which you stated.
    Your favorite justification appeared to be on
    the web the simplest thing to be aware of. I say to you, I certainly get irked while people consider
    worries that they just don't know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

    Here is my web page acid reflux remedies

    ResponderExcluir
  3. Can you tell us more about this? I'd love to find out more details.

    Take a look at my page :: how to cure hemorrhoids

    ResponderExcluir