MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sábado, 15 de janeiro de 2011

CÍCERO ROMÃO BATISTA - O PADRE CÍCERO

Nasceu em 1844 na antiga Vila Real do Crato(Ceará) e chegou a Juazeiro em 1872, dando início ao sacerdócio junto a população pobre de sertanejos, numa cidade marcada pela violência e pela prostituição. Teve importante atuação tanto no sentido de aconselhamento espiritual como no trabalho junto às comunidades nas épocas de seca e de fome. Dessa maneira conquistou o respeito da comunidade que passou a lhe atribuir a qualidade de santo e profeta.

O Ardente desejo de evangelizar aquele povo humilde que lhe fora confiado, fez do Padre Cícero um incansável missionário, pregando, visitando, exortando. Era todo um trabalho Pastoral que precisava ser feito.


Padre Cícero exerce sobre o povo de Juazeiro um domínio absoluto, toda a população o tem como amigo e conselheiro, a base de todo o seu trabalho foi à família.

No dia 10 de março de 1889, um fato fora do comum transformou a vida de Juazeiro e a vida do Padre Cícero para sempre.

Naquele dia ao distribuir a comunhão aos fiéis durante a Santa Missa, Padre Cícero foi surpreendido com o fato da Beata Maria de Araújo, ao receber a hóstia consagrada, não pode engolir, pois a mesma transformara-se em sangue. Atribuiu-se ao padre o grande milagre.

A partir de então desenvolveu-se grande campanha contra o padre movida pela Igreja católica, que proibiu-o de rezar as missas e forçou sua transferência de Juazeiro. Em 1898 foi chamado à Roma para dar explicações sobre o "milagre" e é absolvido, retornando a Juazeiro.
 
praça Padre Cícero em Juazeiro do Norte

Mesmo com a rejeição do milagre pelo padre, o boato se espalha e a cidade torna-se centro de romarias de camponeses que buscam a cura para seus males, ampliando a fama do "Padim Ciço".

Padre Cícero foi o maior benfeitor de Juazeiro: trouxe para Juazeiro os Padres Salesianos e os Capuchinhos, doou o terreno para o 1º campo de futebol, construiu várias capelas, incentivou a fundação do 1º Jornal local (O Rebate), fundou a associação dos empregados no comércio, construiu o orfanato Jesus, Maria, José; estimulou a expansão da agricultura com novas técnicas de Plantio, dinamizou o trabalho dos artesãos como fonte de renda, instalou a Escola Normal Rural e levou os trabalhos dos artesãos para exposição no Rio de Janeiro.

Transformou Juazeiro do Norte numa das mais importantes cidades do Ceará, e conhecida em todo o Brasil.
Pe. Cícero morreu aos 90 anos, no dia 20 de Julho de 1934

Padre Cícero é uma das figuras mais biografadas do mundo. Sobre ele existem mais de duzentos livros sem falar nos artigos de jornais e revistas. Juazeiro é visitado anualmente por 2,5 milhões de Romeiros.
Um padre de uma cidade do interior do Ceará que não teve seus milagres comprovados e aceitos pelo Vaticano, portanto não foi canonizado, faz milhares de brasileiros seguirem em romaria à Juazeiro do Norte. Os romeiros pagam promessas, fazem seus pedidos, agradecem pelas glórias recebidas e, principalmente, homenageiam este homem tão importante para a história desta região e do Brasil.
CURIOSIDADE:
Padre Cícero também entrou para a vida política, se tornando prefeito da cidade de Juazeiro do Norte e posteriormente vice-presidente (equivalente a vice-governador) do Estado do Ceará.

Padre Cícero foi perseguido politicamente, justamente por unir política e religião, união poderosa e que recebeu represalhas. Em 1914 aconteceu a Guerra da Sedição, onde o Governo do Estado do Ceará cercou Juazeiro com o intuito de retirá-lo do poder e naquela época, sem crise de consciência, o matariam para retirá-lo do seu caminho. Felizmente eles fracassaram na sua missão e Padre Cícero morreu já idoso, com 90 anos, no final da década de 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário