MÚSICAS INESQUECÍVEIS

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CORDEL DO FOGO ENCANTADO



O Cordel do Fogo Encantado nasceu sob forma de um espetáculo cênico-musical montado em Arcoverde, terra natal do grupo (formado pelo vocalista e panderista Lirinha, os percussionistas Emerson, Nêgo Henrique e Rafa Almeida e o violonista Clayton), a 260km de Recife (PE).

Eles misturavam a tradição musical do sertão - o toré indígena (herança da tribo Xucuru), o samba de coco, o reisado, a embolada e a música dos cantadores - e a poesia popular de nomes como Chico Pedrosa, Manoel Filó, Manoel Chadu, Inácio da Catingueira e Zé da Luz.
A estréia do espetáculo aconteceu em julho de 97, com uma estrutura teatral que incluía personagens, cenários e a poesia ocupando um espaço privilegiado. Em 99, Lirinha e Clayton foram tentar a sorte em Recife, onde o Cordel estreou participando do Rec-Beat, festival organizado anualmente durante os quatro dias de Carnaval.

Em 2000 gravaram o primeiro álbum, homônimo e independente, produzido pelo percussionista Naná Vasconcellos. Em sua primeira excursão pelo Sudeste, promovendo o disco, chamaram a atenção de crítica e público, lotando teatros no Rio e São Paulo.

No cinema, a banda participou da trilha sonora e do filme de Cacá Diegues, “Deus É Brasileiro”. Nas brechas das turnês, Lira Paes marcou presença também na trilha sonora de “Lisbela e o Prisioneiro”, de Guel Arraes, na qual interpreta a música “O Amor é Filme”.

Em 2002, o grupo grava o segundo trabalho: “O Palhaço do Circo Sem Futuro”, produzido por eles mesmo, de forma independente. Lançado no primeiro semestre de 2003, o trabalho foi considerado pela crítica especializada um dos mais inventivos trabalhos musicais produzidos nos últimos anos.
Após Lirinha (José Paes de Lira), o vocalista do Cordel do Fogo Encantado, ter anunciado sua saída, a banda pernambucana decidiu encerrar suas atividades. A notícia foi divulgada por meio de um comunicado oficial, escrito pelo produtor Antonio Gutierrez, publicado no site do grupo em 24 de fevereiro de 2010.

Em mais de uma década de carreira, a banda lançou três álbuns: Cordel do Fogo Encantado, de 2001, O Palhaço do Circo Sem Futuro, de 2002, e Transfiguração, de 2006.
SERÁ  MESMO  SEM  FUTURO ????????                

Nenhum comentário:

Postar um comentário