MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CURIOSIDADES OBSCURAS DO ROCK


Quem acompanha o rock de perto com certeza já ouviu alguma história envolvendo bandas e pactos com o diabo, mortes de integrantes escondidas da mídia e diversos assuntos relacionados ao ocultismo. Há inclusive quem tenha apelidado o demônio, tinhoso ou capeta de “pai do rock”. Relembre algumas dessas lendas:

Iron Maiden
Uma das maiores e mais importantes bandas a surgir na década de 80. O Iron Maiden tirou seu nome de um instrumento de tortura medieval, a Donzela de Ferro, um sarcófago cheio de espinhos de metal, no qual os hereges eram colocados. Apoiando-se em histórias de terror e ficção o grupo lançou discos marcantes que ajudaram a revitalizar o rock pesado e popularizar temas sombrios.

Beatles
Acusados diversas vezes de terem vendido suas almas ao diabo, os Beatles também possuem histórias obscuras em seu currículo. De acordo com vários rumores, o baixista Paul McCartney teria morrido em um acidente de carro em 1966. Para manter o grupo, os Beatles teriam contratado um sósia – que teria passado por várias cirurgias plásticas – para seguir com a banda. A entrada do “novo Paul” é justificada por alguns fãs através de “provas” escondidas em álbuns e a evolução na carreira do grupo com letras mais políticas e mudança na sonoridade.
Black Sabbath e Ozzy
O visual dos roqueiros, considerados pais do metal, sempre gerou polêmica entre os setores conservadores da sociedade. Sempre usando referências de cruzes e demônios em seus álbuns, o nome do demônio é citado em músicas como NIB e War Pigs. Os boatos sobre Ozzy ter arrancado a cabeça de um morcego ou matado uma pomba durante uma reunião com uma gravadora também contribuíram para que se criasse a imagem do roqueiro.
Eagles
Uma das histórias mais conhecidas sobre bandas e satanismo seria tratada na música de maior sucesso do Eagles, Hotel California. A história surgiu quando um ex-produtor da banda acusou o grupo de se envolver com uma igreja satanista. A letra do hit narraria a primeira vez em que os integrantes conheceram a sede do grupo satanista, local que anteriormente era um hotel. Uma das “provas” sobre o suposto pacto seria o próprio sucesso da banda escorado somente nessa música.
Kiss
O visual já rotineiro dos roqueiros do Kiss causou muita polêmica quando a banda surgiu. O próprio nome da banda já chegou a ser sugerido como sigla de Kids In Satan’s Service (Crianças a serviço de satã) ou Knights In Satan’s Service (Cavaleiros a serviço de satã). A presença de palco dos músicos, principalmente a mania de cuspir sangue falso de Gene Simmons, também contribuiu para que a lenda deste pacto com o diabo se mantivesse viva.
Led Zeppelin
Grupo constantemente acusado por fazer referências supostamente escondidas em suas letras, a banda, principalmente Jimmy Page, se envolveu com as obras do estudioso inglês Aleister Crowley, considerado por muitos um bruxo. O guitarrista chegou a comprar uma mansão que já havia pertencido ao filósofo.
Mercyful Fate
Liderada por King Diamond, a banda dinamarquesa também sempre se envolveu nos boatos que a ligavam a rituais ou pactos com o demônio. Durante o auge do grupo, diziam que o vocalista dormia em um caixão e tinha a habilidade de falar de trás para a frente.
Robert Johnson
Um dos primeiros relatos envolvendo um pacto com o diabo aconteceu com Robert Johnson, guitarrista que atuou na década de 30 e ficou conhecido com um dos pais do blues. Morto em 1938 aos 27 anos, alguns dizem que o músico morreu de pneumonia. No entanto, dias antes, Johnson havia tomado uma dose de uísque que teria sido envenenado pelo dono do bar onde o músico tocava. O dono do bar desconfiava que Johnson tinha um caso com sua esposa. Sobre a lenda, dizem que o guitarrista teria vendido sua alma ao demônio na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi, Estados Unidos, pedindo em troca habilidade para tocar o instrumento. A letra da canção Crossroad Blues trataria desse assunto. Johnson também ficaria famoso mais tarde por ter sido o primeiro grande astro da música a morrer aos 27 anos, idade em que também faleceram Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Coubain.
Rolling Stones
Uma das primeiras bandas a ser acusada de se envolver com o satanismo, o Rolling Stones abordou o ocultismo em algumas letras, como Simpathy for the Devil. Rumores chegam a dizer que Mick Jagger escreveu a letra depois de visitar um centro de candomblé na Bahia.

Um comentário:

  1. muitoO bom o post, segunda feira vou linka ele!!! -Robert Johnson é um epicwin, pra mim é o mais satanico de todos, a maioria foi só jogada para atrair os jovens e outros não passaram de especulação criado por fanaticos.

    ResponderExcluir