MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sábado, 15 de janeiro de 2011

O ASSALTO AO TREM PAGADOR

Um dos roubos mais espetaculares da história aconteceu no dia 8 de agosto de 1963 - há quase 48 anos - e envolveu 16 pessoas no condado de Buckinghamshire, Inglaterra. Na ação, o bando levou de um trem postal a espetacular quantia de 2 631 784 libras esterlinas em notas miúdas - hoje em dia, o equivalente a cerca de 9 milhões de reais (Brasil).

Duas conhecidas gangues de Londres, a South West e a South East ("Sudoeste" e "Sudeste", em português) juntaram suas forças para pôr o crime em prática. Entre os bandidos, estavam um antiquário, um renomado cabeleireiro londrino, um ex-boxeador dono de uma boate e o dono de uma pequena editora. E, claro, o carpinteiro Ronald Biggs, que se tornou mundialmente famoso por ter se refugiado no Brasil.

Os ladrões descobriram que um trem do correio recolhia os depósitos de bancos da Escócia e os levava para a capital inglesa. Eles estudaram a rota e os horários da locomotiva, além de escolher a dedo a data do crime: o dia seguinte a um feriado bancário, quando o trem carregaria os depósitos de dois dias.
Por volta das 3 e meia da manhã, o trem passava por uma região conhecida como Sears Crossing. Lá havia uma sinaleira que, ao acender uma lanterna de cor âmbar, indicava parada obrigatória cerca de 1 quilômetro adiante nos trilhos - os ladrões simularam a luz de alerta e tomaram de assalto o trem (veja infográfico). O maquinista foi obrigado a levá-los à próxima estação, onde foi descarregado o dinheiro. Acuado pela ação da polícia, o grupo abandonou às pressas o esconderijo, contratando um comparsa para limpar os rastros. No entanto, o faxineiro se limitou a surrupiar metade da dinheirama. Detalhe: o traidor nunca foi localizado pela polícia. A Scotland Yard descobriu impressões digitais nos quatro cantos da casa, o que facilitou a identificação dos assaltantes.

Menos de um mês depois, a maior parte da gangue já freqüentava a fila do bandejão do presídio mais seguro da Inglaterra. Depois de passar quase dois anos encarcerado, em 8 de julho de 1965, o ex-carpinteiro Biggs, corrompendo funcionários da penitenciária, conseguiu escapar da prisão. Depois da fuga, viveu na Austrália por três anos. Com medo de ser reconhecido, escapou para o Panamá e voou, em 1970, para o Rio de Janeiro. 

O assaltante foi condenado a 30 anos de prisão, mas fugiu após 15 meses. Biggs ficou foragido por mais de 30 anos, e morou na Espanha, na Austrália e no Brasil. Em 2001, ele retornou voluntariamente à Grã-Bretanha.
foi oficialmente posto em liberdade em agosto de 2009 devido ao seu estado de saúde. O secretário de Justiça Jack Straw disse que libertou o criminoso por razões humanitárias.

HISTÓRIA:
Certo e sabido é que Biggs acabou no Rio de Janeiro, onde chegou em 1970, sete anos depois do assalto. Pousou as malas na areia de Copacabana e dedicou-se a viver uma vida de luxo e de excentricidade. Granjeou fama de playboy e conquistador. É no Brasil que conhece a sua segunda mulher (com quem se viria a casar em Inglaterra apenas em 2002), a brasileira Raimunda Rothen. Foi ela, aliás, que lhe garantiu a sua segunda fuga à justiça britânica. Por volta de 1974, as autoridades da Scotland Yard, que nunca desistiram do caso, localizaram-no no Rio e ameaçavam pôr fim ao exílio dourado. Mas mais uma vez Biggs vencia o jogo do gato e do rato: Raimunda estava grávida e não havia maneira de as autoridades brasileiras permitirem a extradição do futuro pai. Biggs ficou. Durante os anos seguintes, o britânico criou o filho, publicou livros, deu entrevistas e entreteve turistas, que queriam a todo o custo tirar fotografias a seu lado e ansiavam por ouvir as suas histórias. Em 1978 chegou a participar na gravação da música “No one is innocent", da mítica banda de punk Sex Pistols, e foi a figura central do hit “Ronald Biggs prá presidente”, do grupo Os Intocáveis.

Os papéis da liberdade chegaram finalmente hoje à tarde, por despacho ministerial
  • Do total roubado, a polícia só recuperou 350.000 libras.
  • Em apenas 28 minutos, Ronald Biggs e seus 14 cúmplices realizaram em 1963 o assalto ao trem pagador Glasgow-Londres, que passou para a história como o "roubo do século XX".
  • Os bandidos celebraram também o aniversário de 34 anos de Biggs, naquele 8 de agosto, com muita cerveja e charutos após o assalto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário