MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sábado, 22 de janeiro de 2011

MORTE SÚBITA

A morte súbita é a morte que ocorre repentinamente, sem previsão, sem sinais de trauma ou violência, em adultos à crianças. Geralmente ocorre nas primeiras horas do dia (não se sabe por que). A morte súbita se dá ainda na primeira hora quando se percebe alguns sintomas até o momento em que leva ao óbito, ou nas primeiras 24 horas depois da última vez em que a pessoa é vista com vida. Atinge tanto pessoas sadias como doentes, de sedentários a atletas. A Morte súbita no passado já foi atribuída de causas inexplicáveis a deuses ou maldições. Mortes repentinas que ocorriam com pessoas normais. Com a evolução da ciência e da medicina, as explicações e fatores foram aos poucos sendo esclarecidos e ampliados. Apesar de rara, a morte súbita é ainda inaceitável pelas pessoas e vista pelas mesmas como uma quebra injusta do ciclo natural da vida, principalmente quando envolve atletas e jovens.

A cada ano, centenas de milhares de pessoas em todo o mundo morrem de morte súbita de causas cardíacas - muitas delas jovens e em forma. Estima-se que cerca de 30% das mortes cardíacas repentinas ocorrem à noite, durante o sono.

Síndrome da Morte Súbita Intantil - SMSI


A síndrome da morte súbita infantil (SMSI) é a morte abrupta e repentina de um bebê que permanece sem explicação mesmo após investigação e autópsia completas. Também conhecida como morte do berço, pois acontece enquanto o bebê está cochilando ou dormindo à noite, a síndrome da morte súbita infantil é a maior causa de morte entre os bebês. Ela ocorre mais freqüentemente nos primeiros quatro meses de vida, em geral no outono, inverno e no início da primavera.

Segundo o National Institute of Child Health and Human Development, os bebês de raça negra são cerca de duas vezes e meia mais suscetíveis à SMSI do que os bebês da raça branca, e os bebês dos índios norte-americanos são cerca de três vezes mais suscetível que os bebês da raça branca. A incidência da SMSI é menor entre os bebês hispânicos e asiáticos.
A morte súbita mata 260 mil pessoas por ano no Brasil. Em Piacenza, Itália, com 250 mil habitantes, o índice de sobrevida à morte súbita era de 4,5%. Após a implantação do projeto Vida, de treinamento da comunidade e da instalação de kits com desfibriladores em pontos estratégicos da cidade, o índice de sobrevida subiu para 45,7%. O aeroporto de Chicago, onde passam 80 milhões de pessoas por ano, era considerado o segundo maior ponto de morte súbita da cidade. Lá foram treinados 5 mil funcionários e disponibilizados kits com desfibriladores. Com essas medidas, o índice de sobrevida saltou de 2% para 56%.

Morte súbita cardíaca: 95% morrem sem ajuda. Em 90 a 95 por cento dos casos, uma vítima de morte súbita cardíaca sem socorro acaba por morrer. Estima-se até que haja 27 vítimas por dias devido a estas circunstâncias, mais do que o cancro, AVC e a sida juntos. Quem o diz é a Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia (APAPE) e a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG) .

PREVENÇÃO É O MELHOR  REMÉDIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário