MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sábado, 11 de dezembro de 2010

CLANDESTINOS

Como próprio nome já diz, ilegal, sem razão, sem direitos. O trabalho de um ilegal geralmente é ruim, escondido, sub do sub emprego. A pessoa normalmente não vive na tranquilidade, existe sempre um stress, a famosa "neurose", o medo de ser descoberto e perder tudo aquilo que se conquistou. O vexame de ser preso, enquadrado, taxado e deportado.

O termo clandestinidade designa a situação em que uma pessoa vive quando se encontra fora da legalidade. Geralmente, refere-se a alguém que reside num país que não é o seu, ou que terá saído do seu próprio país pelos mais diversos motivos. De acordo com as estatísticas oficiais americanas, em 2000, o número de brasileiros sem documentação somava 100 mil. Seis anos depois, o total mais do que dobrou, chegando a 210 mil ilegais.

O destino de muitos brasileiros nas últimas duas décadas, tem sido chegar do outro lado do oceano cheios de sonhos, à procura de uma vida melhor e poucos são aqueles que conseguem realizar os seus objectivos. A maioria vive na ilegalidade e sofre um isolamento muitas vezes ditado pela barreira da língua e pelas diferenças culturais.

Aquilo que move os imigrantes é, freqüentemente, a aspiração a uma vida melhor. Desejam assegurar aos seus filhos um futuro mais seguro e mais próspero e estão dispostos a esforçar-se por isso. Se lhes for dada a possibilidade de tirar o máximo partido das suas capacidades, em condições de igualdade, a maioria dos migrantes dará um contributo muito útil para a sociedade.

Milhões de imigrantes prestam serviços essenciais às economias e sociedades dos países onde vivem, ao mesmo tempo que apoiam a sua família e a sua comunidade no país de origem, cuja economia é dinamizada pelas suas remessas.

Infelizmente, é raro que a contribuição dos imigrantes sejam devidamente reconhecidos. Pelo contrário, são amiúde alvo de abusos e discriminação, devido à ausência de mecanismos de proteção ou à existência de legislação nacional discriminatória. Em casos extremos, os imigrantes são vítimas de ataques racistas ou xenófobos.
O país que mais sofre com a Imigração clandestina  é sem dúvida os Estados Unidos da América onde imigrantes mexicanos e brasileiros,  arriscam a vida pelo longo e perigoso deserto do Texas e tentam atravessar pela fronteira para morar principalmente na Califórnia(Los Angeles, San Diego), Flórida (Miami) e Texas (Dallas, Houston) além de ter também considerável concentração de imigrantes ilegais nos estados do Alabama (Nova Orleães).

Outra forma de atravessar ilegalmente é via mar, de onde saem balsas precárias quando referido à segurança principalmente de Cuba, do Haiti e da República Dominicana.

No ano de 2009, os Estados Unidos tinham cerca de 40 milhões de imigrantes sendo 11,6 milhões ilegais, e novamente lembrando, a população dos Estados Unidos que vivem abaixo da linha da pobreza, é estimada em 30 milhões de pessoas.

A ONU disse  aos governos de todos os países, que  precisam respeitar os direitos de todos os imigrantes, numa declaração que aparentemente tem como alvo a repressão a estrangeiros clandestinos no Arizona (EUA) e a expulsão de ciganos da França.

A nota do Grupo da Migração Global -- que reúne 12 agências da ONU, mais o Banco Mundial e a Organização Internacional para a Migração -- expressa preocupação com os direitos de dezenas de milhões de pessoas com status migratório "irregular" no mundo inteiro.

easylondon.blogspot.com/.../vivendo-ilegal.html
www.nossosaopaulo.com.br/.../ONU_Imigrantes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário