MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sábado, 4 de dezembro de 2010

DESVENDANDO O MEDO


O mundo e o ser humano estão vivendo momentos de medo. Medo de ser, medo de viver, medo de morrer, medo da solidão, medo da violência, medo de si e medo dos outros. Muitos estão sofrendo e quase paralisados pelo medo do passado, o medo do presente e, principalmente, o medo do futuro.

Sabemos que de fato existem somente dois tipos de emoções principais na vida de um ser humano: amor e medo. Todos os adjetivos que descrevem as emoções, como ansiedade, raiva, alegria, paz, alívio, frustração, angústia etc., são outras maneiras de descrever o amor e o medo.

"Não tenhas medo do passado. Se as pessoas te disserem que ele é irrevogável, não acredites nelas. O passado, o presente e o futuro não são mais do que um momento na perspectiva de Deus, a perspectiva na qual deveríamos tentar viver. O tempo e o espaço, a sucessão e a extensão, são meras condições acidentais do pensamento. A imaginação pode transcendê-las, e mais, numa esfera livre de existências ideais. Também as coisas são na sua essência aquilo em que decidimos torná-las. Uma coisa é segundo o modo como olhamos para ela."
Oscar Wilde, in 'De Profundis'

Há pessoas atormentadas pelos erros que cometeram, pelas falhas, quedas e lembranças que se tornaram traumas, fobias em suas vidas. Não se dão conta de que seus medos do passado estão ampliados pela interpretação que deram aos acontecimentos.

Não permita que seu passado lhe aprisione. Não seja algoz de si mesmo. Traga seu passado à tona para discutir com ele, dialogar com ele, a ponto de se entenderem, para que você possa tomar novos rumos e caminhar por estradas menos íngremes, cujos desníveis estão dentro de você e não na estrada em si.

O escritor e poeta Fernando Pessoa escreveu: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

O medo está presente, é uma constante na vida da maioria das pessoas. Quantas coisas você deixa de fazer por conta de seus medos?

Você deixa de fazer por não confiar em si. Então, muitas pessoas levam uma vida cheia de limitações, frustrações e angústias; enfim, vivem uma vida que não gostariam de estar vivendo.

É o medo de achar que não vai conseguir algo e aí fica realimentando fantasias, crenças de que não é capaz, de que não consegue. Tudo é reforçado em função de suas experiências passadas, principalmente quando algo não sai como você quis.

Você fica apegado às experiências negativas de seu passado e, quando algo sai errado, de repente as mesmas sensações e emoções do passado vem à tona.

Criamos um conjunto de leis do que não se pode fazer dentro da nossa mente que ficou quase impossível escapar dos pensamentos negativos e vencer os nossos medos. Temos medo de quase tudo e não acreditamos em quase nada, nem em nossos próprios talentos. Inclusive, sequer acreditamos que temos talento.

Os dois maiores obstáculos para o sucesso e a realização na utilização dos seus talentos são o medo e a dúvida. E seus antídotos são a coragem e a confiança. O medo e a dúvida são em essência frutos da ignorância e seus antídotos têm origem na informação. Aliás, quando se tem informação, não somente damos força para a coragem e para a confiança, bem como irradiamos luz para os nossos pensamentos responsáveis pelo medo e pela dúvida.

O passado foi bastante interessante e lhe rendeu muitas experiências, mas as bases do seu futuro estão na segunda folha de papel e não na primeira. Portanto, queime a primeira folha e fique somente com a segunda e a partir dela se posicione no presente e a utilize como ferramenta para se lembrar de como escapar das falhas do passado. Este exercício o fará ter mais confiança em si mesmo e coragem para seguir olhando para frente.

Sabendo as razões dos seus medos e dúvidas e, posteriormente, sabendo quais são os seus talentos inatos, você conseguirá finalmente entender que é um ser humano em desenvolvimento e não uma peça perfeita de mostruário da humanidade. Estamos nos desenvolvendo e nesse processo cometemos alguns atos que não nos fizeram bem, só isso. Entenda esta beleza de aprender com os seus erros, seus medos e dúvidas e siga em frente consciente do que pode fazer quando a mesma situação do passado se apresentar novamente à sua frente. Insista em você.

Procure descobrir o que o medo simboliza para você. O que ele representa. Acontece com o medo o mesmo que com outros sentimentos: quanto mais o negamos, mais poderoso ele se torna. Explore seu medo, descubra o que está por trás dele. Se tiver dificuldade em fazer isso, busque ajuda profissional. A pessoa mais prejudicada nesse processo todo é você mesma. Por isso, arregace as mangas e trabalhe contra tudo isso, sem pensar em desistir. Afinal, ou o medo te controla ou você controla ele.
www.amigosdoespiritohumano.com.br/.../transcendendo-o-medo
citador.weblog.com.pt/arquivo/169235.html
www.evelynvinocur.com.br/.../o-medo-pode-levar-depressao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário