MÚSICAS INESQUECÍVEIS

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

GRITOS DO SILÊNCIO

Exército israelense avança em direção a Faixa de Gaza
 ATÉ  QUANDO ????


 
50 mil crianças que vivem em Gaza sofriam em janeiro de 2009  de subnutrição, mais de dois terços de todas as crianças tinham deficiência de vitamina A e quase a metade das crianças menores de dois anos sofriam de anemia. A falta de acesso a alimentos, água potável e atendimento médico aumentam o risco sobre a saúde e o bem-estar das crianças de Gaza.

Mulheres estão tendo seus filhos em suas casas ajudadas por seus familiares ou vizinhos, já que não podem ter acesso a um centro sanitário. Segundo as Nações Unidas, cerca de 320 mil crianças de Gaza são menores de cinco anos, incluindo aproximadamente 40 mil menores de seis meses. O maior hospital pediátrico de Gaza informou que os pais não podem trasladar seus filhos doentes ao hospital pelo risco que isso supõe. A Organização Mundial da Saúde informa que 34 dos 56 centros de atenção primária estão abertos. No entanto, por causa do conflito houve uma redução de 90% nas consultas.
fonte:
International Save the Children Alliance

A Convenção sobre os Direitos da Criança foi ratificada por 193 Estados, o que demonstra o compromisso universal em relação ao respeito e protecção dos direitos da criança. “Mas os direitos consagrados na Convenção, nomeadamente o direito das crianças à vida, à sobrevivência e ao desenvolvimento e a serem protegidas contra todas as formas de violência são “manifestamente violados durante os ataques”. Recorda-se que o direito internacional dos direitos humanos, nomeadamente a Convenção, se aplica sempre,  em situações de conflito armado.

40 mil crianças palestinas passíveis de se inscreverem nas escolas das Nações Unidas na Faixa de Gaza este ano (2010) tiveram que se afastar. Isso ocorreu pois materiais destinados à construção de escolas não têm sido aprovadas para entrar na área desde 2007.

Embora Israel tenha permitido pela primeira vez em três anos a importação de material escolar para escolas públicas em Gaza, a proibição quase total sobre a importação de materiais de construção tem deixado alunos com muitas canetas e cadernos, mas sem salas de aula, informou a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA).

Pelo menos 257 crianças morreram e 1.080 ficaram feridas , segundo dados divulgados pela ONU  em 2009. O Exército de Israel vem usando força sem precedente em sua campanha contra os militantes do Hamas, que por sua vez têm buscado abrigo entre civis.

"O Comitê dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas está profundamente preocupado com os efeitos devastadores que o atual conflito militar em Gaza tem sobre as crianças", diz um documento, divulgado em Genebra (2009).

Segundo o comitê da ONU, os ataques terão graves efeitos emocionais e psicológicos em toda uma geração de menores em Gaza.

Israel tem em seus presídios mais de 6.000 civis palestinos (incluindo crianças), a maioria deles sem acusação formal ou mesmo processo judicial.
Nos primeiros seis meses de 2010, foram registradas na Cisjordânia a demolição de 223 edifícios e a expulsão de 338 palestinos de suas casas.

Quinhentas e cinco barreiras violam o direito de ir e vir, impedindo o acesso da população a escolas, a locais de trabalho e a hospitais, para procedimentos vitais como diálise, cirurgias do coração e cuidado neonatal intensivo.





"O seu silêncio e a  passividade do mundo  não são mais do que uma cumplicidade no crime."

www.consciencia.net/israel-tem-em-seus-presidios-mais-de-6-000-civis- palestinos-incluindo-criancas-maioria-sem-acusacao-formal...
www.forte.jor.br/.../soldados-de-israel-relatam-assassinatos-de-criancas-e- vandalismo-em-gaza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário