MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A MÃO QUE BALANÇA O BERÇO


Uma pesquisa realizada por quatro anos pela Kanguruh, empresa que agencia babás, mostrou que 15% das 6 mil profissionais com ficha no local tem antecedentes criminais, sendo que, na maioria dos casos, são por agressão. E os dados não terminam por aí. Segundo o mesmo estudo, 28% dessas mulheres inventaram referências na hora da contratação, apontando parentes como ex-patrões, por exemplo.

A insegurança dos pais é comum na hora de escolher com quem deixar os filhos.As empresas que selecionam e qualificam essas profissionais são um dos caminhos para a contratação do serviço. Geralmente, dispõem de candidatas com perfis variados: desde aquela que combina a função de babá com os cuidados da casa até as profissionais com formação em áreas como enfermagem ou pedagogia.

‘‘Um dos pro­fis­sio­nais ­mais di­fí­ceis de se con­tra­tar são as ba­bás, ta­ma­nha é a pre­cio­si­da­de que vo­cê co­lo­ca nas ­mãos ­delas’’, ava­lia a psi­có­lo­ga or­ga­ni­za­cio­nal Ca­ro­li­ne Nu­nes Pe­dra­za­ni. Se­gun­do ela, es­co­lher uma pro­fis­sio­nal por con­ta pró­pria ou por ­meio de agên­cia exi­ge mui­ta cau­te­la por par­te da fa­mí­lia.

‘‘O ­ideal é che­car tu­do. Li­gar pa­ra fa­mí­lias de em­pre­gos an­te­rio­res e ve­ri­fi­car des­de pon­tua­li­da­de até com­por­ta­men­to com a crian­ça. É fun­da­men­tal sa­ber, por exem­plo, se a pes­soa é cal­ma e co­mo rea­ge em de­ter­mi­na­das si­tua­ções. E se al­gu­ma mãe an­te­rior dis­ser que não ­quer fa­lar a res­pei­to, ­desconfie’’, orien­ta.

O importante é conhecer bem a empregada que será incumbida de cuidar da criança ao longo de um período tão importante de seu desenvolvimento", afirma o pediatra Lauro Monteiro Filho, presidente da Associação Brasileira de Proteção à Criança (Abrapia). O presidente da Abrapia, ressalta que a escolha de uma babá confiável não garante a segurança dos filhos. Uma pesquisa feita pela entidade em 1999 revelou que apenas 2% dos casos de violência doméstica contra crianças foram cometidos pelas criadas. Pais, parentes e agregados foram responsáveis por 93,5% das agressões. É verdade que nem todas as famílias têm empregados, o que relativiza a estatística. Em todo caso, é preciso encarar um fato: nem sempre a mão cruel que balança o berço é a da babá.

Sugestões:

- Faça uma boa entrevista, olhe nos olhos, capte a visão de mundo da candidata.
- Peça referências e converse com os antigos patrões.
- Diga à babá tudo o que espera dela - que ajude na lição, brinque com as crianças, cuide da alimentação, etc.
- Certifique-se de mencionar o que não será admitido no contato com as crianças: palmadas, ofensas verbais, intimidação. Tudo deve ser verbalizado.
- Evite turnos longos demais. Criança dá trabalho e paciência tem limite
- Dê folgas, férias e pague um salário justo.
- Explique o que deve ser feito em casos de emergência.
- Dê exemplo. Seu carinho com os filhos pode ser inspirador.

PEQUENAS HISTÓRIAS:
Babá é flagrada maltratando bebê de sete meses no Recife:

...Os pais desconfiaram, instalaram uma câmera em casa e comprovaram. Imagens foram anexadas ao inquérito e a babá pode ser indiciada por crimes de estupro e tortura. Em uma cena, a empregada segura a criança pelo pescoço e, logo em seguida, a joga no sofá. Outras imagens apontam para indícios de crime sexual.

Babá é presa em Brasília por maltratar criança de um ano e oito meses:

...Os pais da criança desconfiaram de Janaína quando a filha passou a chorar muito e não querer ficar sozinha com a babá. Eles instalaram uma câmera no apartamento e descobriram que na hora do almoço a babá agia com violência para obrigar a menina a comer.

Câmera flagra babá batendo em criança de 3 anos:   
...Uma câmera flagrou uma babá agredindo uma criança, em Salvador. A criança possui apenas 3 anos e o pai da menina que descobriu o problema, quando instalou uma câmera na sala, porque desconfiava da atitude da babá. Vizinhos já tinham alertado o pai da menina sobre o comportamento da babá. Nas imagens, a babá bate e empura a menina.

Babá é presa ao imergir cabeça de criança em banheira :  
...A tia da criança flagrou Elane, que também é professora de Inglês, segurando o menino pelas pernas e imergindo a cabeça dele numa banheira de hidromassagem. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou Elane à 16ª Delegacia, da Barra da Tijuca. A babá, assim que chegou à delegacia, negou o crime e disse que apenas dava banho na criança, mas, segundo o delegado Robinson Gomes, que tomou depoimento, um dos policiais conseguiu gravar a confissão de Elane, que afirmou ter se irritado com o choro da criança e que por isso resolveu dar um castigo no menino.

Babá dava água sanitária para criança: 
...Uma xícara de água quente, meia de água fria, três colheres de leite em pó, uma de açúcar e meio copo de... água sanitária. Era esta a receita das mamadeiras preparadas para uma recém-nascida pela empregada de uma família paulistana.Os pais desconfiaram que a doença repentina da menina pudesse ter alguma relação com a criada. Câmeras escondidas fomentaram a suspeita e a doméstica acabou confessando o crime. A.M.S., de 48 anos, tinha excelentes referências.

...CUIDADO........

Nenhum comentário:

Postar um comentário