MÚSICAS INESQUECÍVEIS

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

MUNDO EMO , PORQUE NÃO???


O nome vem de emotional hardcore, vertente do punk que mescla som pesado com letras românticas. Mas o que distingue os emos não é só a música, e sim as atitudes. Eles têm entre 11 e 18 anos e, nas roupas, são capazes de misturar as botas do punk, o colar de Wilma, a mulher de Fred Flintstone, e uma camiseta com a gatinha Hello Kitty. Não escondem os sentimentos, expressam abertamente suas emoções, preconizam e praticam a tolerância sexual.

O gênero emocore nasceu em Washington, na década de 80, para designar bandas que tocavam letras introspectivas, com batida pesada. Esta palavra é ambígua, pois pode ser utilizada tanto como um rótulo que agrega bandas que emergem do cenário undergroud, quanto para definir a cultura alternativa onde uma pessoa demonstra muita sensibilidade.
Muitos jovens se identificam com a ideologia emo, outros apenas curtem a forma deles se vestirem. Assim como qualquer outro grupo social, os emos também são alvo de muito preconceito, principalmente pela parte conservadora da sociedade.

Para uma pessoa mais velha ver um rapaz com cabelos mais longos, com a franja caída no rosto, um lápis preto nos olhos e unhas pintadas de preto é algo muito estranho e, na maioria das vezes por não conhecer é que nasce o preconceito. Pois a sociedade sempre impôs parâmetros a serem seguidos por todos, se alguém foge a regra, é considerada uma pessoa anormal, vista como o “mal” da sociedade.

Hoje, os emos poderiam ser facilmente confundidos com qualquer outro tipo de moderno, por causa de suas calças justas e camisetas, uniforme adolescente desde o começo dos tempos, mas o emos preferem cores escuras, que mostrem toda sua dor e luto pelo mundo. Todo emo também gosta de uma franja grande e olhos pintados.

Os jovens emos – roqueiros sentimentais ouvintes de emocore e valorizadores de atitudes românticas e hedonistas – vem colocando em xeque alguns “paradigmas” do rock, contribuindo para a instauração na contemporaneidade de uma grande tensão entre os fãs deste gênero da música.

CURIOSIDADE:
O emo hairstyle está muito difundido e atualmente é comparado com o scenes hairstyle. Como ambos os estilos se resumem a originalidade e auto-expressão, criam uma nova fronteira entre o que é emo e o que é scenes. Os dois estilos, muitas vezes, se misturam na tentativa de expressar a diferença de pensamento e idéias, fazendo com que a fronteira entre os dois estilos esteja cada vez menor.

CUIDADOS:
Pra quem ainda não conhece, a palavra "emofobia" foi cunhada pra designar o preconceito contra a tribo emo (de emocional; garotos e garotas que gostam de rock pesado com letras melódicas, usam franjas e tênis All Star).

Vídeos com conteúdo preconceituoso, que incitam à violência contras os emos, têm proliferado em sites de compartilhamento de imagens e áudio, como o Youtube.

Ódio contra raças, religiões, orientação sexual e, agora, contra um estilo musical e de expressão. Toda forma de preconceito deve ser combatida. Os emos são contra a violência, preconceito e drogas e lutam para um mundo de paz e para que um dia todos se possam abraçar sem parar.

Um comentário: