MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O MONSTRO DO LAGO NESS

Ness, ou Loch Ness, é o mais profundo lago glaciário da Escócia. Até o fim da Era Glacial, era um longo braço de mar, mas constantes cataclismas elevaram o solo da região em aproximadamente 15 metros. Cercado de escarpas que se elevam a 670 metros de altura, o lago mede entre 1,5 e 2 quilômetros de largura por 37 quilômetros de comprimento, com uma profundidade média de 230 metros. Possui dezenas de cavernas submarinas as quais foram pouquíssimas estudadas. A temperatura média de suas águas é de 6 graus centígrados.

Nessie, como ficou conhecido mundialmente o ser que habita (ou diz-se habitar) as águas turvas e gélidas do lago Ness, na Escócia, talvez seja o maior representante da categoria "monstros" que existe.

Suas descrições seguem invariavelmente os mesmos padrões, como sendo um animal grande, de pele avermelhada escura, lisa e brilhante. Possui um longo pescoço, uma cabeça chata e uma longa cauda. Já foi avistado diversas vezes for a d'água, indicando que ele é anfíbio.

 São muitos os indícios que nos levam a crer em sua exitência. As referências sobre o famoso monstro recuam ao século VI. O que poucos sabem, é que curiosamente, foi um santo que, em 565 d.C., deixou a primeira referência a cerca do animal que habitava o lago Ness. Desde que São Columbiano - missionário irlandês que evangelizou a Escócia - tornou público o que vira, os relatos sobre a criatura não pararam de aparecer. Colocando em números, somam-se mais de 250 "aparições" no lago e umas 30 em terra desde fins do século XIX.
A teoria mais recente é de que as aparições do monstro seriam "ilusões de ótica" causadas por movimentos geológicos na região. De fato, segundo o italiano Luigi Piccardi - um caçador de dragões, serpentes marinhas e monstros -, o lago Ness ou como conhecido Loch Ness, fica sobre a falha de Great Glenn, que tem 30 quilômetros de extensão. Os movimentos geológicos na região são constantes, e apesar de muito pequenos para causarem qualquer estrago, causam pequenas ondulações na superfície do lago.

Grande parte da dificuldade em encontrar ou provar a ausência da criatura é devida à peculiaridade geológica do próprio lago.  A visibilidade da água é extremamente reduzida devido ao teor de turfa dos solos circundantes, que é trazida para o lago através das redes de drenagem. Pensa-se que o lago Ness tenha sido modelado pelos glaciares (Brasil: geleira) da última era glacial. Além disso, a visibilidade na superfície costuma ser má, o que explica a má qualidade das fotos e a suspeita de que os registos visuais sejam apenas pareidolia. Na Escócia, a média dos últimos 30 anos é de apenas 48 dias de sol por ano.

Real ou imaginário, o monstro de Loch Ness faz parte do imaginário popular e da cultura da Escócia e do resto do mundo ocidental. A personagem mais famosa e admirada pelo Escocês.  As lendas não causam medo e sim causam alegria em quem vive de turismo. Algumas personalidades acreditam na existência do monstro e lutam para provar a existência de tal criatura. Com o advento das câmeras aprova d’água a procura ganhou uma arma que pode definitivamente provar se o monstro existe ou se não passa de pura lenda. Na Europa existe um site que transmite imagem do lago 24 horas .Não há evidências científicas comprovadas da existência da criatura.

Hoje, a hipótese mais aceita é que Nessie veio do mar, muito antes dos cataclismas que elevaram a região e ali vive até então, se escondendo nas cavernas e na escuridão do lago.



www.acasicos.com.br/html/loch_ness.htm

Um comentário:

  1. Boa tarde:

    De fato... Essas coisas que envolvem o tal lago são fascinantes/misteriosas mesmo!
    Muito se fala/comenta sobre tais; uns dizem que a viram/que tal criatura existe - outras dizem que é lenda e que seria impossível.
    Eu até gostaria que existisse (rs!)... Só que se houvesse algum ser do tipo JÁ TERIA APARECIDO; imagino que tais monstros/afins até possam existir EM MARES/OCEANOS mesmo.
    E se existissem no BRASIL (lagoas/rios/coisas do gênero) certamente já teriam morrido - sido dizimados; pois POLUIÇÃO É O QUE SOBRA!
    Ah... E soube do blog por uma das gravuras acima. Bem bonita por sinal.

    Valeu,
    Rodrigo

    http://rodrigo-arte.blogspot.com/

    ResponderExcluir